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quarta-feira, 24 de julho de 2013

Estudo mostra avaliação da Copa das Confederações nas mídias sociais

Um estudo realizado por meio de uma plataforma de monitoramento e do uso de palavras-chave nas mídias sociais mostrou a repercussão da Copa das Confederações. A empresa Sky IT, especialista no assunto, esteve à frente do trabalho feito entre os dias 15 e 30 de junho.

A pesquisa aponta que a organização brasileira para o evento-teste da Copa do Mundo 2014 teve mais falhas do que acertos. A locomoção nas seis cidades-sede --Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador -- foi o ponto fraco. Os estádios receberam as melhores avaliações (confira o estudo completo).

No total, mais de 174 mil menções em relação à competição foram coletas. Além do Brasil, o monitoramento foi realizado nos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França e Itália. De acordo com a Sky IT, foram levadas em conta 2.176 referências específicas sobre o tema desejado (1.213 internacionais e 963 nacionais).

Segundo Marina Saviani, coordenadora do estudo, esse tipo de pesquisa nas mídias sociais é recorrente e está sempre ligado aos assuntos do momento. Durante a Copa do Mundo, que será disputado entre 12 de junho e 13 de julho, um novo monitoramente será feito pela empresa.

Resultados
Dos seis estádios utilizados na Copa das Confederações, o Castelão foi o mais bem avaliado. No total, 70% dos comentários foram positivos e 19% foram neutros. O Maracanã foi aprovado pela maioria, mas teve o número menos expressivo: 53% elogiaram o estádio carioca, com 13% de mensagens críticas.
A acessibilidade foi mal avaliada no Brasil e no exterior. Os internautas brasileiros, no entanto, foram mais rígidos -- 76% criticaram o setor, contra 30% dos estrangeiros. Os números ruins também apareceram no setor hoteleiro: 43% das pessoas que moram no Brasil reprovar, com apenas 27% de aprovação.
Em relação à segurança, os resultados foram um pouco mais positivos. O estudo mostra que 97% das menções envolviam os protestos ocorridos no país durante a Copa das Confederações. Apenas 5% do público internacional aprovou o setor -- 41% fez críticas e 54% foi neutro. No Brasil, 43% dos internautas fizeram elogios, com 52% de reprovação.
De um modo geral, metade das menções brasileiras foi positiva em relação à organização do evento. O índice caiu para 15% quando a preparação brasileira foi analisada pelos outros países.


Segundo o estudo, pronto fraco do evento foi a locomoção nas sedes (crédito: Reprodução )

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