Pesquisar neste blog

Porto Alegre


A Cidade

O Rio Grande do Sul reúne uma matiz diferente da cultura brasileira. Um estado de forte e crescente indústria, o maior produtor de grãos do país e um dos maiores produtores pecuários, o estado mantém intactas suas tradições, formadas de uma mistura de sotaques, principalmente italianos, alemães, índios, portugueses e espanhóis.
Uma região rica em cultura, de excelente gastronomia e a maior produtora de vinhos brasileira, o Rio Grande do Sul reserva a seus visitantes uma imensa hospitalidade em suas montanhas frias no inverno, nas estâncias dos pampas - onde se pode observar de perto as tradições gaúchas (que incluem o churrasco e o chimarrão) - e na capital Porto Alegre, sede cultural do Estado e palco de cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014. Quatro pela primeira fase e uma das oitavas de final. Todos os jogos serão disputados no Beira-Rio, estádio do Internacional (RS).
Quem lá aportar durante o torneio rapidamente conhecerá o Lago Guaíba, que recorta a capital gaúcha de norte a sul e lhe proporciona uma orla de 72 km de extensão. Porto Alegre é uma cidade cosmopolita e que sabe valorizar as múltiplas expressões e as diferentes origens étnicas e religiosas que formam sua cultura. Hoje, com mais de 1,4 milhões de habitantes, tornou-se um polo comercial de bens e serviços e um reduto da tecnologia a serviço da população. Multifacetada também na paisagem, Porto Alegre se desdobra em três sub-regiões: na planície, ganha destaque a efervescência urbana, com opções de teatro, música, literatura, cinema e artes plásticas, em uma agenda de eventos que se distribuem em 13 centros culturais, 50 museus e memoriais, mais de 30 espaços teatrais e 64 salas de projeção.
Já na orla do Guaíba, gaúchos e visitantes desfrutam do famoso pôr do sol. De lá, também é possível apreciar a obra vanguardista do arquiteto português Álvaro Siza, materializada no prédio do museu da Fundação Iberê Camargo, centro irradiador de arte moderna e contemporânea. Por fim, a cadeia de morros proporciona vistas privilegiadas das águas calmas do Guaíba, assim como passeios pela zona rural, incluindo áreas de preservação ambiental e biológica.

Foto: Portal da Copa/ME


Migrações

Os primeiros a chegar à região foram os espanhóis. Padres jesuítas criaram os Sete Povos das Missões, onde catequizavam os índios e os protegiam da escravidão disseminada pelos portugueses. A primeira redução fundada foi São Francisco de Borja, fundada em 1682, atual São Borja na fronteira com a Argentina.
As missões eram vistas pelos portugueses como uma barreira à sua ambição de estender as fronteiras da coroa (que terminava em Laguna (SC), segundo o Tratado de Tordesilhas) até a bacia do rio Prata. Além disso, o sucesso da criação de gado na região também tornava a região cobiçada por portugueses e espanhóis. Em meados do século 17, os conflitos se acirraram e Portugal tomou posse das terras. Hoje, as ruínas das Missões Jesuíticas estão entre as grandes atrações turísticas do Estado.
A chegada de imigrantes europeus mudaria por completo a trajetória da região. Alemães e italianos levaram para lá suas culturas que são até hoje fonte de inspiração para o Estado. No caso dos italianos, a cultura do vinho encontrou na região uma terra fértil. Essa tradição se tornou um grande negócio: a Rota dos Vinhedos pela Serra Gaúcha permite a realização de turismo de enologia, com produtos que a cada ano ganham mais qualidade. Na mesma região, a oferta de cantinas e restaurantes italianos garantem a autenticidade de sabores italianos.
Gramado e Canela são as principais atrações da Rota Romântica, onde o chocolate, o frio e os passeios por parques e pequenas cidades garantem passeios agradáveis. Porto Alegre, a capital, se prepara para sediar a Copa 2014. Lá está umas das maiores rivalidades do futebol brasileiro, o Grenal, como é conhecida a disputa entre os dois grandes times do Estado: Grêmio e Internacional. Boa comida, bom vinho, ótimas histórias e paisagens inesquecíveis são alguns dos motivos para não perder a oportunidade de conhecer a região.

Sabores

Qualidade e variedade na oferta são dois pontos fortes da culinária gaúcha. O traço multicultural de sua gastronomia é herança das várias etnias que colonizaram a região. Das churrascarias, que assam carne diretamente na brasa, com ou sem emprego de esperto, fazendo dela o principal prato regional, à culinária típica de inúmeros países, a lista de opções é extensa e merece ser parte importante do roteiro. Outra iguaria que vale a pena provar é o chimarrão, bebida tradicional preparada com erva-mate para ser tomada tanto no inverno quanto no verão em uma cuia.

População: 1.409.939 habitantes
Área: 496,827 km2
Altitude: 10 metros
Código de área: 51
Tensão elétrica: 127 V
Clima: Subtropical úmido.
Temperatura: média de 19,5 oC
Vegetação: Mata Atlântica, charco e pampa
Feriados locais
2 de fevereiro: Dia de Nossa Senhora dos Navegantes
20 de setembro: Revolução Farroupilha
Página oficial da cidade e da secretaria de turismo
Prefeitura de Porto Alegre - www2.portoalegre.rs.gov.br
Porto Alegre Travel: www.portoalegre.travel
Centro de atendimento ao turista
Centro de Informação Turística (CIT) Linha Turismo
Endereço: Trav. do Carmo, 84 - Cidade Baixa
Horário: diariamente, das 8h às 18h
Telefone: (51) 3289-0176
CIT Aeroporto Internacional Salgado Filho
Endereço: Av. Severo Dulius, 90010 - São João
Horário: diariamente, das 8h às 22h
Telefone: 0800-517686
CIT Centro Histórico
Endereço: Largo Glênio Peres, s/n - Sala 99, Mercado Público - Centro Histórico
Horário: de segunda a sábado, das 9h às 18h
Telefone: 0800-517686
CIT Mercado do Bom Fim
Endereço: Av. Osvaldo Aranha, s/n - Loja 11, Mercado do Bom Fim - Parque Farroupilha
Horário: diariamente, das 9h às 18h
Telefone: 0800-517686
CIT Usina do Gasômetro
Endereço: Av. João Goulart, 551 - Centro Histórico
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h.
Telefone: 0800-517686
Postos para câmbio
As casas de câmbio podem ser encontradas no centro da cidade, no aeroporto e nos shopping centers




  •                                  INTERCITY EXPRESS PORTO ALEGRE


  • Localizado à cinco minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o InterCity Express Porto Alegre é sinônimo de rapidez e conforto para aqueles que valorizam sua localização estratégica e gama de serviços que atende de forma eficiente ao hóspede seja a trabalho ou a lazer. O hotel possui 146 funcionais apartamentos divididos em três categorias luxo, luxo superior e suíte. 
www.intercityhotel.com.br
                PLAZA SÃO RAFAEL HOTEL E CENTRO DE CONVENCOES


  • Localizado no Centro Histórico da capital gaúcha, o Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos possui acesso fácil ao Aeroporto Salgado Filho e às principais vias de condução a todas as regiões do Estado. O Hotel oferece toda comodidade necessária, inclusive com salas específicas para promoções, eventos e encontros. 
  • www.plazahoteis.com.br

                                                    EVEREST PORTO ALEGRE




  • O Everest Porto Alegre Hotel possui uma localização privilegiada, está situado em zona nobre do Centro Histórico. A uma quadra da Catedral Metropolitana, do Teatro São Pedro, do Palácio Piratini e da Assembléia Legislativa, permite o acesso rápido ao comércio local e aos principais pontos turísticos da cidade, como o MARGS, Casa de Cultura Mario Quintana, Mercado Público e Espaço Cultural Santander. O acesso ao Hotel dos principais pontos de chegada é fácil e rápido. São apenas 15 minutos do Aeroporto Salgado Filho e 10 minutos da rodoviária. Os 110 apartamentos do Everest Porto Alegre estão divididos nas categorias Standard, Superior, Luxo e Executivo. Todos possuem ar-condicionado, cama box spring, travesseiros de pluma de ganso, TV a cabo, frigobar, telefone digital com secretária eletrônica e sistema de despertador, conexão à internet, rádio-relógio, cofre no apartamento e secador de cabelos. 

www.everest.com.br


SHERATON PORTO ALEGRE HOTEL


  • O Sheraton Porto Alegre esta localizado no exclusivo bairro Moinhos de Vento, a 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho e com fácil acesso ao centro financeiro e aos principais escritórios comerciais da cidade. O Shopping Moinhos de Vento é parte integrante da estrutura do hotel, com mais de 100 sofisticadas lojas, 15 restaurantes e quarto cinemas. O hotel esta na frente da Calçada da Fama, famosa rua por seus bares, restaurantes gourmet e vida noturna. Finamente decorados com cores tropicais, os 171 quartos e suítes são confortáveis e relaxantes. O restaurante e lounge servem o melhor da gastronomia local e internacional, enquanto o health e fitness club do 22o. andar dispõe de serviços de massagem, sauna e piscina aquecida. O hotel conta também com mais de 2.200m2 de espaço para reuniões, com uma infra-estrutura especialmente desenhada, equipamentos de alta tecnologia e uma equipe de eventos especificamente treinada. 


HOLIDAY INN PORTO ALEGRE



  • O Hotel Holiday Inn Porto Alegre, esta situado no elegante Bairro da Bela Vista. Com 172 apartamentos, sendo 54 na categoria Super Luxo, o Hotel possui Salas de Eventos, garagem com manobrista, Sala de Ginástica, Restaurante, Business Center e Salão de Beleza. No Beer Club Bar você encontrará cervejas de todo o Mundo. 
INTERCITY PREMIUM PORTO ALEGRE


  • O elegante InterCity Premium Porto Alegre está localizado em uma das áreas mais nobres da cidade. A uma quadra do Shopping Praia de Belas e do centro administrativo e jurídico da capital, o hotel garante uma estada sofisticada com todas as facilidades que o mundo moderno permite. Sua privilegiada vista para o Rio Guaíba proporciona um pôr do sol inesquecível. O InterCity Premium Porto Alegre possui 120 elegantes apartamentos, sendo alguns privilegiados pela linda vista do Guaíba e outros com vista panorâmica da cidade de Porto Alegre. O hotel possui três categorias de apartamento dentre luxo, luxo superior e Premium. 

RADISSON PORTO ALEGRE




  • O Radissom Porto Alegre está localizado no bairro Bela Vista, região nobre de Porto Alegre, a 15 minutos do Aeroporto Int. Salgado Filho Próximo à Av. Carlos Gomes, importante centro de negócios. Restaurante Becco oferece o melhor da cozinha internacional. O ambiente permite agradáveis refeições à luz natural. Room service 24 horas. 132 apartamentos com ar-condicionado, telefone, tv a cabo, cofre e frigobar Conexão para internet banda larga. As suítes possuem banheiras de hidromassagem e belíssima vista. No segundo andar, as salas Bento Gonçalves e Osório com divisórias removíveis, sendo uma com capacidade para até 80 pessoas e outra para até 50 pessoas. No lobby do hotel encontram-se as salas Anita Garibaldi e Giuseppe Garibaldi para reuniões executivas para até 10 pessoas. Completo business center. 

MERCURE APARTMENTS PORTO ALEGRE MANHATTAN


  • O Hotel Mercure Porto Alegre Manhattan está localizado na Rua Miguel Tostes, em um dos mais elegantes bairros da cidade: Moinhos de Vento, entre a Rua 24 de outubro, uma das mais importantes vias de comércio, e a R. Mosterdeiro. O hotel fica a apenas três quadras do Parcão, uma das maiores áreas verdes da cidade e próximo ao Shopping Moinhos. O hóspede conta com as melhores opções de bares e restaurantes da cidade, a poucos metros do hotel. O hotel fica a apenas 6 km do Aeroporto Salgado Filho. 
BLUE TREE MILLENIUM PORTO ALEGRE


  • Os 177 aptos do Blue Tree Millenium possuem itens de conforto para executivos e famílias em atividades de lazer. Todas as unidades contam com os seguintes equipamentos: televisão com canais por assinatura (20' na sala e 23' de LCD no dormitório), microondas, minibar, ar condicionado, cofre eletrônico, secador de cabelo profissional e internet banda larga. O hotel oferece também apartamentos antialérgicos com piso laminados, esterilizador de ar, colchão com tratamento scotchgard, travesseiro antialérgico, sofá e poltrona em couro e acomodações para portadores de necessidade especiais. 



TULIP INN CENTRO HISTORICO


  • Localizado no centro de Porto Alegre, o hotel é a opção ideal para quem deseja viajar a negócios ou lazer e se hospedar com muito conforto com padrões internacionais. O hotel conta com 148 apartamentos, 2 salas de eventos, piscina, fitness center , restaurante, room service, business center e estacionamento. 


HOTEL DEVILLE PORTO ALEGRE AEROPORTO


  • Hotel Deville possuem 200 unidades divididas entre suite, apto luxo e luxo sup.Localizado a 10km do centro da cidade e de fácil acesso aos principais pólos turísticos da serra, fronteira oeste e sul do estado. O Hotel oferece amplo estacionamento para até 128 veículos e com possibilidade de acomodar ônibus de turismo e veículos de imprensa. 

Aeroporto Salgado Filho é o principal da região sul do Brasil

Ao chegar no estacionamento, as placas indicarão o local do check - in, pois recentemente o aeroporto ampliou os guias para realizar a autorização de embarque. O aeroporto possui o terminal 1 e o terminal 2. No térreo, o turista encontrará o check - in principal e mais a diante, subindo uma rampa, o chek in, terminal 2. Do lado do embarque doméstico, um quiosque de café pode ser encontrado, mas o preço é bem alto.

Ficheiro:Salgado Filho07.jpg
Ckeck - In do aeroporto

No primeiro andar, o aeroporto conta com várias lojas e destaque para Alternativa Turismo e Câmbio, para os turistas internacionais. O Aeroporto conta com várias poltronas de espera e são bem mais confortáveis, comparando com outros aeroportos brasileiros. 

Ficheiro:Salgado Filho02.jpg
No terceiro andar, se encontra a praça de alimentação, para destaques como o restauranteVienna, a empresa de fast - food, Mc' Donald's. Quiosques de café também são encontrados no local. Banco do Brasil e a Caixa Econômicatambém estão nesse andar. Além de possuir caixas eletrônicos pelo aeroporto. 

O aeroporto é menor ao ser comparado com os grandes aeroportos brasileiros. Mas não deixa de ser aconchegante e fácil de se encontrar, pois as placas sinalizam bem o local. 

A cooperativa de Táxi que atende ao aeroporto é COOTAERO, mas durante a copa, mais meios de transportes estarão no local. Procurar o Centro de Atendimento ao Turista.

O Posto médico é localizado no térreo do terminal 1.




Ficheiro:Salgado Filho08.jpg
A Pista de aviões está sendo ampliada
Obras para a Copa


Para a copa de 2014, estão previstas a ampliação e alargamento da pista (ficará com 3200 m x 45 m), a reforma do TPS2, ampliação do pátio de aeronaves, ampliação do TPS1, construção de novo TECA ao lado do TPS1, ampliação das taxiways para otimizar as operações na pista e construção de novo prédio de estacionamento para 3,5 a 4 mil vagas, ao lado do atual e a conclusão da instslação do ILS. Para que a ampliação da pista seja realizada, é necessária a remoção da Vila Dique, próxima à cabeceira 29.

Restaurantes

Na capital do churrasco, os restaurantes estrelados são de especialidade francesa, tailandesa e cozinha contemporânea. Dois deles, tem duas estrelas: o Floriano Spiess Cozinha de Autor (51/3237-7601), de cozinha contemporânea que tem o menu de degustação em 12 etapas, e o francês Le Bateau Ivre (51/3330-7351), no bairro de Mont Serrat com receitas tradicionais,como Ravióli negro de lagosta. 


Mas claro, há ótimas casas que servem o prato predileto dos 
gaúchos, como a Montana Grill (51/3232-7622), em praia de Belas, e a Porto-alegrense (51/3343-2767), no bairro de São Geraldo. 


O contemporâneo Floriano



Delícias francesas em um cantinho da capital gaúcha

Passeios

Igreja Nossa Senhora das Dores



Construção em estilo eclético, iniciada em 1833, sobre edificação anterior, utilizada como capela mor, conservando-se a imagem de sua padroeira. Concluída em 1901 pelo arquiteto de origem alemã, Júlio Weise, sua decoração interna e as talhas dos altares são obra do mestre português João do Couto e Silva. As pinturas dos forros foram feitas por Germano Traub. Possui escadaria para a antiga Rua da Praia, atual dos Andradas. A antiga edificação, cuja construção iniciara-se em 1807 tinha, em seu projeto original, torres barrocas com cúpulas arredondadas, ao gosto português. O acesso era feito pela Rua da Ponte, atual Riachuelo.

Praça da Alfândega



A história da Praça da Alfândega está ligada às suas atividades  no século XVIII, no antigo porto fluvial da cidade no rio Guaíba. Em julho de 1782, um cais de pedra foi construído para facilitar o embarque e desembarque de passageiros e mercadorias. Em 1804, o local ganhou um trapiche de grandes dimensões, com 24 pilares de cantaria adentrando o leito do rio. Em 1866, a Companhia Hidráulica Porto-Alegrense instalou um chafariz de ferro bronzeado na praça e deu início à arborização. O ajardinamento e os adornos da área foram feitos pelos moradores, seguindo as orientações da engenharia pública. A Praça da Alfândega é cercada por importantes construções, algumas delas históricas, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli e o Memorial do Rio Grande do Sul. Desde 1955, sempre na segunda quinzena do mês de outubro, a praça abriga a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre.


Usina do Gasômetro




Antiga usina localizada à beira do lago, transformada em centro cultural. Sua chaminé destaca-se em meio à paisagem moderna do Centro e integra os principais cartões postais da cidade. Abriga exposições, cinema, teatro, palestras e shows. Funciona como uma das sedes da Bienal do Mercosul e recebeu eventos do Fórum Social Mundial. O terraço oferece bela vista. Av. Presidente João Goulart, 551, às margens do Guaíba.

Caminho dos Antiquários



O Caminho dos Antiquários é um shopping a céu aberto.Um passeio cultural no berço da cidade e onde se concentram cerca de 20 lojas de antiguidades. A arquitetura no Caminho dos Antiquários é tipicamente do início do século passado e abriga, além dos antiquários, butiques, estacionamentos, cafés, serviços, lazer, bares e restaurantes.

Passeio Guaíba



Passear de barco pelo rio Guaíba é um ótimo jeito de conhecer a natureza gaúcha em plena cidade de Porto Alegre. O passeio pode ser feito de dia ou de noite e as saídas programadas em diversas opções de embarcações, oferecem toda infra-estrutura

Parque Farroupilha


Tradicional ponto de encontro dos porto-alegrenses, o Parque Farroupilha, popularmente chamado de Redenção, é uma grande área verde próxima ao Centro. Tem minizôo, parque de diversões, quadras de esportes, áreas de caminhadas e lazer, lago e mercado. Aos domingos, das 9h às 17h, a rua José Bonifácio, uma das vias que ladeiam o parque, abriga o tradicional Brique da Redenção, com feira de artesanato, antiguidades e produtos naturais. O local reúne todas as tribos, seja para compras ou para um bate-papo regado a chimarrão. Entre as avenidas Osvaldo Aranha e João Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário