Plano de Operação de Aviação Civil para a Copa do Mundo da FIFA 2014 envolverá 90 aeroportos, sendo 29 prioritários, situados até 200 quilômetros das 12 cidade-sede, e que serão coordenados diretamente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA). Outros 45 terminais e 16 bases aéreas integram o planejamento. Nos 90 aeroportos envolvidos, haverá aumento de 123% no número de vagas nos pátios de aeronaves, totalizando 2.970 posições. A quantidade de funcionários públicos nos terminais das cidades-sede terá acréscimo de 209%. O detalhamento do planejamento foi divulgado nesta terça-feira (15.04), em Brasília.
“Quando se fala de infraestrutura, precisamos sempre de uma oferta confortável. Uma oferta apertada não dá tranquilidade para enfrentar problemas. Com esse espírito, a equipe da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) trabalhou ao longo de meses nesse manual de planejamento, para oferecer garantias e evitar problemas durante a Copa nos aeroportos brasileiros”, disse o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Fraco.
A coordenação durante a Copa será feita no Rio de Janeiro. A sala de Comando de Controle funcionará 24 horas de 5 de junho a 16 de julho, com representantes dos órgãos públicos envolvidos. O plano operacional foi feito com base nas experiências da Rio+20, em 2012, além da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude, em 2013.
“Essas três experiências se complementam e têm características que se somam na Copa do Mundo. A Rio+20 reuniu muitos chefes de Estado. A Copa das Confederações é um evento espalhado pelo país. A Jornada Mundial é um evento de massa. O Mundial reúne tudo isso”, explicou o secretário executivo da SAC, Guilherme Ramalho.
Os fluxos nos aeroportos serão controlados. As delegações e autoridades vão passar por áreas restritas ao resto do público para evitar tumultos. A chegada dos turistas aos terminais será auxiliada por uma equipe de 2.600 voluntários, tanto do programa da FIFA quanto do Brasil Voluntário, do governo federal.
Fun Zone
De acordo com a Anac, foram ofertados 11,5 milhões de assentos para o período de 6 de junho a 16 de julho, sendo que 12% das passagens já foram vendidas. Isso representa, segundo a agência reguladora, uma movimentação 10% maior do que o mesmo período do ano passado.
Enquanto aguardam o horário dos voos, os passageiros poderão aproveitar as estruturas da Fun Zone, que será montada nos principais aeroportos. As áreas terão ar condicionado, wi-fi, restaurante, televisão, entre outros.
A prioridade durante o período da Copa será dada aos voos comerciais, mas isso não significa menor atenção aos voos charters e executivos, disse o ministro Moreira Franco. O CGNA disponibilizará os slots – pedidos de pousos e decolagens - para voos executivos a partir de 15 de maio.
Simulados
Vinte e três aeroportos, localizados nas sedes e nas cidades de apoio, receberão simulados das operações previstas para a Copa. O objetivo é testar as formas de deslocamento desde a chegada das aeronaves até a saída do aeroporto, incluindo a integração do transporte público com o terminal. O primeiro simulado foi realizado nesta segunda (14.04) no Aeroporto de Congonhas (SP). Os testes serão feitos até o fim de maio.
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