Pesquisar neste blog

Recife

  •  
                           A Cidade

São menos de 200 km de litoral, mas para Pernambuco essa extensão é mais do que suficiente para abrigar alguns dos cenários mais paradisíacos do Brasil. Pode ser ao norte, onde um pouco afastado da costa fica o santuário dos golfinhos: as águas azuis e mornas, de Fernando de Noronha. Pode ser também mais próximo a Recife, a capital, onde fica Boa Viagem, um dos destinos mais tradicionais entre brasileiros e estrangeiros. Pode ser ainda caminhando pelas areias brancas de praias lindas e badaladas, como Porto de Galinhas, onde a cada ano os turistas descobrem novos confortos para aproveitar a região que mantém a tradição de preservação e boa comida.
Recife receberá três partidas da Copa das Confederações e cinco jogos do Mundial de 2014. A cidade é conhecida pelas festas de Carnaval e São João e pelo famoso espetáculo teatral da Paixão de Cristo durante a Semana Santa, que há mais de 40 anos traz pessoas do mundo inteiro para se emocionarem com a encenação. Recife é ainda berço das apresentações populares de rua e da cultura culinária típica, sendo o primeiro polo gastronômico do Norte e Nordeste - e o terceiro do Brasil.
Apelidado de “Veneza brasileira”, o município é cortado por rios e pontes, formando ilhas como a de Santo Antônio, São José e a do Bairro do Recife. O Recife Antigo é um dos mais procurados por turistas, por possuir construções belíssimas e antigas, o que o torna praticamente um museu ao ar livre. Uma boa forma de conhecer a cidade é por meio de passeios de catamarã pelo Rio Capibaribe, no qual os guias contam histórias e curiosidades sobre a cidade.
O litoral recifense é o mais belo cartão postal do município. Suas praias são conhecidas por suas águas calmas e mornas. A mais popular delas é a Praia de Boa Viagem, que, além da beleza natural, possui uma orla totalmente estruturada para atender os visitantes. Aqui, os turistas também são convidados a mergulhar nas águas claras e se aventurar entre naufrágios.



Foto: Portal da Copa/ME/Abril de 2013


Um estado por explorar

Terra de superlativos, Pernambuco sedia uma das maiores feiras livres do mundo, em Caruaru, que ocupa uma área de 90 mil metros quadrados. Na feira o visitante encontra peças de artesanato, roupas, calçados, peças de decoração, miudezas em geral e, claro, pratos e quitutes que podem ser apreciados nas barracas locais. A Feira de Caruaru foi tombada como patrimônio histórico e imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional, em 2007.
O Estado sabe preservar suas tradições e sua história e as mantém em excelente estado de conservação para exibi-las aos visitantes que chegam de todo o mundo. Olinda é um desses lugares. Considerada como patrimônio histórico da humanidade pela Unesco, tem ares de uma cidade cenográfica, tamanha a perfeição e o estado de conservação de seus casarões alinhados nas ladeiras estreitas de pedra, que testemunharam momentos importantes da história do País. O Carnaval da cidade está entre os mais procurados pelos brasileiros que percorrem suas ruelas durante uma semana sem descanso.
É de Pernambuco que chega para o resto do País um dos ritmos mais contagiantes do Carnaval, o frevo. Criado no Estado, o ritmo exige bom preparo físico, mas inclui todos os que desejam experimentar a alegria contagiante da dança. Pernambuco oferece ainda o maracatu, o caboclinho, o coco de roda e a ciranda em seu portfólio de ritmos tradicionais. São danças e ritmos herdados dos índios, negros e europeus que estiveram na região, em especial na época da colonização do País. Mais recentemente, surgiu no estado o mangue beat, movimento musical que mescla o rock à tradição do maracatu e teve em Chico Science seu grande nome.
Um dos Estados em que a presença holandesa foi significativa, Recife tem a primeira sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel, erguida por judeus holandeses em 1637. A capital e seu centro histórico preservado reservam outros tesouros do patrimônio nacional para quem visita a cidade. Umas das igrejas mais antigas do Brasil, São Cosme e Damião, de 1535, fica em Igarassu, a 28 km de Recife. Ela integra um conjunto de edificações tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional. Recife Antigo, apesar do nome, é mais um polo cultural e gastronômico do que patrimônio histórico. Feiras de artesanato e bares muito procurados pelos turistas ficam nessa região. O escondidinho de carne seca e outros quitutes são apreciados em especial nas animadas noites de verão. Além disso, Recife é hoje uma das capitais da cena cinematográfica brasileiras.

Festas populares

O sertão pernambucano é rico em tradições e festividades. O São João pernambucano, que acontece em todo o estado, com as danças típicas como a quadrilha e os pratos preparados especialmente para as festas, como os bolos de pinhão e macaxeira, a canjica e a tapioca são uma experiência inesquecível para quem os experimenta. Festivais de música, como o que acontece anualmente no inverno em Garanhuns ou a Feira do Estudante, em Triunfo, com espetáculos de teatro e dança, além do Festival de Cinema, no Cine Teatro Guarany, um prédio tombado como patrimônio histórico. Essas são algumas das atrações previstas em um calendário que aproveita as delícias das praias tanto quanto as temperaturas mais amenas no sertão, que podem chegar a 5 ◦ C.

Gastronomia

Como sua cultura, a gastronomia de Pernambuco é rica. São ingredientes tradicionais o coco, o caju, os frutos do mar, a farinha de mandioca e frutas diversas. Entre as delícias sempre presentes à mesa pernambucana está o camarão no jerimum, a buchada (prato à base dos miúdos do bode), as tapiocas com recheios diversos, o bolo de rolo (espécie de carambole) e a cartola, sobremesa à base de banana, queijo de manteiga, açúcar e canela.  Ingredientes muito usados nas receitas pernambucanas são o melaço e a cana-de-açúcar, usados tanto em doces e bolos quanto em receitas mais contemporâneas, como o queijo coalho com melaço e pimenta biquinho.

População: 1.536.934 habitantes
Altitude: 4 metros
Área: 218, 498 km²
Código de área: 81
Tensão elétrica: 220 V
Clima: Tropical quente-úmido. Temperatura média de 25 a 32°C
Vegetação: Mangue, floresta tropical e caatinga
Feriados locais
24 de junho: São João
16 de julho: Nossa Senhora do Carmo (Padroeira)
8 de dezembro: Nossa Senhora Imaculada da Conceição
Página oficial da cidade e da secretaria de turismo
www2.recife.pe.gov.br
www2.setur.pe.gov.br/web/setur
Centro de atendimento ao turista
Disque Recife Turístico: (81) 3355-8409
De segunda a sexta, das 8 às 17h
Também há postos de informações instalados em locais estratégicos da cidade: no aeroporto, nos bairros de Boa Viagem, São José e Recife Antigo e no Terminal Integrado de Passageiros. Neles, os visitantes encontram mapas, folders e a programação cultural da cidade.
Casa de Câmbio
As casas de câmbio podem ser localizadas em agências de turismo, no centro histórico, no aeroporto e nos shoppings








  • Marante Plaza Hotel

  • Situado a beira mar da belíssima praia de Boa Viagem , o Marante Plaza Hotel,impõe estrutura moderna e refinada.Construção em 06 andares assistidos por 03 elevadores (gerador próprio); possui 121 apartamentos distribuídos entre Superiores, Luxo, Luxo Especial e Suites Apartamento especial para portador de deficiência física e apartamentos conjugados Ar condicionado central, frigobar, cofre, TV a cabo com 72 canais ponto de internet banda larga, internet wireless e telefone inteligente. Voltagem 220 V.121 apartamentos distribuídos entre Superiores, Luxo, Luxo Especial e Suites Apartamento especial para portador de deficiência fìsica e apartamentos 


ATLANTE PLAZA HOTEL


  • O Hotel Atlante Plaza tem uma magnífica vista, pois situa-se na mais moderna avenida, no trecho da costa de Recife, capital de Pernambuco. Ele tem 3 elevadores panorâmicos, que encantam os turistas quando vêem a visão maravilhosa da praia. Possui 241 confortáveis ​​apartamentos com serviços especiais prestados, tais como: correio de voz, televisão a cabo, frigobar, cofre individual, despertador automático e acesso à Internet de alta velocidade, tudo disponível para os clientes. Os apartamentos para pessoas de negócios também têm computadores e uma mesa com um design especial. Além disso, os apartamentos possuem piso de granito, com áreas para não fumantes e apartamentos construídos especialmente para aqueles clientes que tem alguma deficiência. O hotel tem um andar inteiro dedicado aos apartamentos especiais, chamado de First Class Floor, que foi projetado para os hóspedes que querem o melhor em conforto e privacidade. 

MAR HOTEL RECIFE



  • O Mar Hotel Recife está localizado em Boa Viagem, bairro nobre da capital Pernambucana, que é parada obrigatória dos turistas nacionais e internacionais. A apenas dez minutos do Aeroporto Internacional Guararapes Gilberto Freyre e quinze minutos do centro da cidade, satisfaz aos hóspedes mais exigentes no quesito acesso.O Mar Hotel Possui a melhor infra-estrutura no Norte/Nordeste para abrigar grandes eventos e convenções e se destaca também pelo conforto, praticidade e excelente atendimento, recebendo quem vem ao Recife a lazer ou negócios. Tem uma área de esportes e lazer composta por uma ampla piscina com cascatas, saunas, além de academia de ginástica. O Coffee Shop, os bares Five Stars e Cortina d`água, além do restaurante internacional Promenade completam a gastronomia do Mar Hotel, tornando a estada ainda mais inesquecível. O Mar Hotel Recife está localizado em Boa Viagem, bairro nobre da capital Pernambucana, que é parada obrigatória dos turistas nacionais e internacionais. A apenas dez minutos do Aeroporto Internacional Guararapes Gilberto Freyre e quinze minutos do centro da cidade, satisfaz aos hóspedes mais exigentes no quesito acesso.
AMOARAS RESORT




  • Era uma vez uma pequena aldeia de pescadores, agora com marina natural, águas calmas e azuis é uma das mais belas paisagens no Marina Farinha. A 30 Kilometros de Recife e do aeroporto internacional. O Amoaras Resort Hotel é um jardím tropical com aproximadamente 800m2 de largura. È de fato uma reserva náutica de lazer. Deixe-se deleitar pela beleza da vida marinha, desfrute de uma inesquecível aventura náutica. Faça um agradável passeio de barco pelos maiores pomares de manga do mundo ou visite a Ilha da Coroa do Avião. Amoaras Resort Hotel tem um cais. O Amoaras Resort Hotel presta um serviço atencioso, essencial para o descanso em feriados ou reunião Professional. Duas piscinas (adulto e criança) uma delas com um bar, saunas, um ginásio e um massagista. O site de lazer se preza em mantê-lo ocupado durante seu tempo livre. O hotel tem dois pontos de acesso à Internet, bem como conexão wireless, te mantendo sempre a pé do que acontece no mundo. 
VILA RICA HOTEL


  • O Vila Rica Hotel está a beira mar e tem uma das melhores localizações da Praia de Boa Viagem além de fácil acesso aos mais famosos pontos turísticos, centros comerciais e industriais, bares e restaurantes da região. 
  • GOLDEN TULIP RECIFE PALACE

  • O Golden Tulip Recife Palace está localizado na famosa praia de Boa Viagem, a 5 minutos do Aeroporto Internacional dos Guararapes, a 10 minutos da Feira de Artesanato e do Recife Shopping, com fácil acesso ao centro da cidade e aos centros de convenções e a 30 minutos de Olinda.O Golden Tulip Recife Palace oferece 297 apartamentos e ainda conta com 3 restaurantes, bares, room service 24 horas, lavanderia, business Center, piscina, fitness Center, sauna, SPA, salão de beleza, loja de conveniência e 8 salas de eventos com capacidade para acomodar até 1.000 pessoas. 
HOTEL BOA VIAGEM PRAIA


  • O Hotel com a melhor localização à beira-mar da Praia de Boa Viagem, a 5 minutos do Aeroporto Internacional dos Guararapes, 40 minutos do estádio de futebol da copa do mundo e próximo aos melhores centros empresariais e shoppings centers. Hotel Boa Viagem Praia a melhor estadia em Recife. 


Considerado o melhor aeroporto do Brasil e o segundo da América Latina

Destaques do aeroporto

O terminal de passageiros atual conta com uma área de 52 000 m². Recentemente foi anexada uma área adicional de 24 000 m², proveniente do antigo terminal, o que elevou a capacidade do complexo aeroportuário para 11,2 milhões de passageiros por ano. Além disso, conta com um pátio com 26 posições para aeronaves e 11 pontes de embarque, 64 balcões de check-in e 2 120 vagas de estacionamento.

No aeroporto, a tecnologia foi aliada também à questão ecológica. O Aeroporto é considerado um prédio "inteligente", todo controlado por um sistema de automação que regula desde o controle dos acessos restritos ao público até a detecção de riscos de incêndio. Trata-se do Sistema Sapios, que, entre outros benefícios, traz economia de energia elétrica por otimizar a vazão do ar condicionado para os ambientes e a velocidade das escadas rolantes e esteiras de bagagens de acordo com a demanda para utilização dos equipamentos.

O Aeroporto

O Complexo possui pisos separados para embarque e desembarque. No Piso de desembarque, o turista encontrará Banco do Brasil e caixas automáticos. A Confidence Cambiotambém é destaque nesse andar. No piso de embarque, o turista encontrará um complexo de lojas. No terraço, a praça de alimentação conta com cafeterias, sorveterias e destaques para o Subway e Vivenda do Camarão. 

A estação do metrô mais próxima do Aeroporto de Recife é a estação do Aeroporto (linha sul). A plataforma do metrô fica próximo da Praça Ministro Salgado Filho, em frente ao aeroporto. No aeroporto de Recife existem duas opções de transportes de taxi.
Comum: (81) 3322 5050

Especial: (81) 3322 4153

Porto

O novo Terminal Marítimo de Passageiros do porto de Recife está previsto para ser entregue no fim de maio de 2013. O projeto está inserido na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo, assim como os terminais de Fortaleza, Natal, Salvador e Manaus, que elevarão os portos do país a um novo patamar na recepção de passageiros e servirão para ampliar a capacidade hoteleira das cidades-sede durante os megaeventos esportivos.
“O terminal marítimo foi pensado, também, para possibilitar a atracação dos navios e servir de meio de hospedagem. Hoje Recife não necessita tanto dessa hospedagem dos navios, porque a capacidade já suporta a demanda da Copa, mas de qualquer forma há essa possibilidade. Inclusive, a gente já recebeu alguns contatos de fora, demonstrando interesse em trazer navios que sirvam de hospedagem. A gente poderá ter pelo menos três navios atracados no porto e quatro mil pessoas circulando aqui dentro sem problemas”, afirma Marta Kümmer, diretora presidente do Porto de Recife.
Após quase um ano e meio de obras, o terminal contará com salas de embarque e desembarque, espaços para os órgãos reguladores e de fiscalização, balcões de check-in, áreas para agências de viagens, lojas e restaurantes. Com 25 mil m², o local terá ainda 176 vagas de estacionamento para veículos comuns e 12 para ônibus. Localizado no centro da capital pernambucana, no bairro Recife, o empreendimento servirá para revitalizar a região portuária.
Com investimento de R$ 28,07 milhões, sendo 21,8 milhões de recursos federais, o projeto aproveitou o antigo Armazém 7, que passou por reformas internas, mas teve a estrutura mantida. Voltado para o cais, o armazém conta no térreo com salas de embarque e desembarque, com um mezanino que será utilizado como memorial do porto, além do primeiro pavimento, que terá lojas e restaurante. Uma escada normal e outra rolante, uma rampa e dois elevadores dão acesso de um piso a outro.
Uma passarela dá acesso do Armazém 7 à “Sala Pernambuco”. Recém construída, ela é voltada para a cidade, com uma fachada em estrutura metálica, que lembra um barco de papel. O espaço abrigará os balcões de check-in, salas de agências de viagens e dos órgãos reguladores e de fiscalização do governo.


Restaurantes

Recife tem nove restaurantes estrelados, recorde entre as cidades do Nordeste. Para conhecer a inventividade dos chef's locais, caracterizada pela combinação de técnicas contemporâneas e receitas regionais, aposte nos estrelados de cozinha variada, como o Wiella Bistrô (81/3463-3108), cuja especialidade, o hadoque (tipo de peixe) defumado, pode vir como entrada ou no menu degustação de seis etapas. 

No Bistrô Du Vin (81/3326-5719), que tem cardápio com foco em releituras modernas das culinárias francesa e mediterrânea, como o cassoulet de frutos do mar com trigo e arroz selvagem, e uma loja de vinhos formada por 1500 rótulos. Vale ainda conhecer o Cozinhando Escondidinho (81/3451-0599), no bairro Casa Amarela, o melhor de comida pernambucana. Nele o chef Rivandro França usando sempre um chapéu de couro, pilota os fogões e circula de mesa em mesa. Para uma experiência, peça um escondidinho de carne de sol e doce de macaxeira como sobremesa. 



Wiella Bistrô é saboroso



Bistrô Du Vin


Simples, mas com comidas deliciosas


Passeios


Praia de Boa viagem



Principal praia da cidade, um autêntico cartão postal, com piscinas naturais, água morna e transparente. De noite, muito agito em bares e restaurantes.


Recife Antigo


O bairro do Recife Antigo reúne algumas das relíquias históricas da cidade, com destaque para a Igreja do Pilar, Igreja e Convento da Madre de Deus, Teatro Rua do Apolo, Estação do Brum e Forte do Brum.

Mercado de São José



Local de muito artesanato e gêneros alimentícios. Uma bela construção, com estrutura de ferro importada da Europa, baseada no modelo do Mercado de Genelle, na França. Endereço: Praça Dom Vital - São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário