Pesquisar neste blog

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Arena das Dunas recebe elogios após evento-teste para a Copa

Após o evento-teste oficial realizado neste sábado (03.05), em Natal, a Arena das Dunas foi muito elogiada pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL). Aspectos de dez áreas operacionais foram testados durante a partida entre América-RN e ABC. O jogo, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro, reuniu um público presente de 10.108 pessoas e terminou 2 x 0 para o ABC, com dois gols do atacante Dênis Marques.
“A gente tem andado pelo Brasil inteiro, em inaugurações, eventos-testes, Copa das Confederações, e não é por estar aqui, mas de fato é o estádio mais bem organizado dos 12 que nós temos. Os detalhes, o acabamento, a operação, a limpeza: temos que parabenizar a Arena das Dunas”, disse o gerente de Operações do COL, Tiago Paes.
Também presente ao evento-teste, o CEO do COL, Ricardo Trade, aproveitou para exaltar também a beleza da arena.  “A gente está muito contente com a arena. O estádio é lindo com esse formato das dunas e um investimento que foi feito no campo de jogo maravilhoso. O gramado é sensacional. Eu já tinha vindo aqui, mas andei mais pela manhã pelas instalações e achei que o estádio é sensacional. O Tiago (Paes) tem sempre dito que é um dos estádios mais fáceis de operar, no sentido de como ele está organizado e como ele vem sendo operado”, completou.
Durante o evento, o COL testou aspectos das áreas de limpeza e resíduos, transporte, serviços ao espectador, voluntários, operações de imprensa, alimentação, tecnologia, competições, serviços médicos e segurança. “Hoje eu disse que era o dia da nossa prova oral”, brincou o secretário estadual da Copa no Rio Grande do Norte, Demétrio Torres, que também ficou muito satisfeito com o resultado. “Ao longo desse período desde que foi feita a inauguração da arena, a gente vem fazendo testes, não só a parte de jogos, mas das próprias instalações, das pessoas, e hoje, pelas informações dadas pelo COL, parece que a gente saiu bem na foto”, disse, lembrando que outros jogos já haviam sido realizados na Arena das Dunas antes do evento-teste oficial para a Copa.
Foto: Danilo Borges/Portal da Copa
Foto: Danilo Borges/Portal da Copa#


Mesmo com os elogios, a Arena das Dunas ainda não está totalmente pronta para receber jogos da Copa do Mundo. Algumas áreas ainda não podem ser testadas, como áreas vip e hospitalidade, por ainda não terem disponíveis condições estruturais. O COL também estuda testar as arquibancadas provisórias que serão instaladas até o dia 22 de maio.
A maior preocupação é quanto ao acesso à Arena das Dunas. O entorno do estádio ainda passa por obras e os torcedores têm reclamado de dificuldades no trânsito e em relação ao transporte até a arena. “Em tudo quanto é lugar tem obras, tem muito engarrafamento. Mas de resto a arena está perfeita, arrisco dizer que é um dos estádios mais bonitos do Brasil”, disse o publicitário Edenaldo de Paiva, torcedor do América, que foi ao estádio com os filhos.
“Sendo o primeiro teste, a expectativa é de fato que nem tudo funcione. Usamos os testes para encontrar os problemas e a nossa preocupação hoje é o acesso do espectadores no lado externo. Aí é que estão  concentrados os trabalhos, para que as pessoas cheguem tranquilamente. É só acertar a questão do acesso e teremos aqui uma Copa de muito sucesso, sem dúvida nenhuma”, disse Tiago Paes.
Entre os aspectos testados, Paes destacou alguns detalhes da operação. Na área de limpeza, em que o COL atua em parceria com o operador do estádio, os resultados foram considerados muito bons. Na parte de voluntariado, também foi testada a alimentação e a distribuição de uniformes. No evento-teste, os voluntários auxiliaram principalmente nas áreas de operações de imprensa e serviços ao espectador. “Tivemos voluntários orientando o público, com megafones, dando boas-vindas. É um pouquinho do que teremos na Copa. Hoje tivemos 90 voluntários e na Copa devemos ter 300”, disse Paes.
Paes também elogiou o gramado, que foi cortado na mesma altura que será usada na Copa e também passou pelos mesmos procedimentos de irrigação. O gerente de operações do COL lembrou que a arquitetura do estádio favorece o campo de jogo, já que a grama recebe luz natural diretamente.
Na área de segurança, o gerente geral de segurança do COL, Hilário Medeiros, acompanhou os testes na Arena das Dunas e também fez um balanço positivo. “Trabalhamos com aproximadamente 450 homens, testamos todas as saídas de emergência, fizemos todo o trabalho de integração com as forças de segurança, todos trabalhando juntos no Centro de Comando e Controle, e não tivemos nenhum incidente grave”, disse.
Além dos profissionais do COL, 600 policiais militares trabalharam durante a partida. A Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (Semob) também participaram. De acordo com Medeiros, embora os Pontos de Verificação Veicular (PPVs) não tenham sido ativados, a Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com a Polícia Militar, pode fazer testes na questão das escola de autoridades e delegações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário