Pesquisar neste blog

Fortaleza


A Cidade
O estado do Ceará tem o privilégio de apresentar um clima agradável, que no litoral atinge a temperatura média de 27°C, enquanto nas serras e sertão faz mais frio, podendo chegar a 20 °C. Estado de grande riqueza cultural, deu ao Brasil escritores como José de Alencar e Rachel de Queiroz. É também berço de grandes humoristas brasileiros, como Renato Aragão, Chico Anísio e Tom Cavalcante, além de poetas como Patativa do Assaré. A música é outro aspecto cultural cearense dos mais interessantes, com ritmos que vão do forró à MPB e nomes famosos como Fagner, Belchior, Amelinha e Ednardo. Eliazar de Carvalho, por sua vez, é um dos mais reconhecidos maestros brasileiros.
Cercada por dunas brancas de areia fina, a capital cearense - Fortaleza - captura os visitantes em uma mistura de luminosidade e praias. Sua região metropolitana oferece praias repletas de restaurantes e bares, que transformam o dia em uma experiência sensorial. Os moradores locais estão sempre dispostos a contribuir com dicas ou explicações sobre as delícias regionais. Cumbuco e Porto das Dunas são algumas das praias próximas à Fortaleza. A região oferece ainda um grande parque aquático.
À noite, o programa de moradores e turistas é se reunir em bares e restaurantes que servem caranguejo em diversas receitas: grelhada com limão e sal ou em pratos mais refinados, sempre à escolha do freguês, que desfruta a iguaria embalado pela brisa da noite e pela animação típica de Fortaleza.
A cidade foi fundada em 1726, ao redor do rio Pajeú, e hoje conta com mais de dois milhões de habitantes. A capital recebeu três partidas da Copa das Confederações e terá outros seis jogos do Mundial de 2014. Além das praias, conta com outros atrativos naturais, como a Reserva Ecológica de Sabiaguaba. Museus, igrejas e centros culturais completam a rota.
Fotos: Portal da Copa/ME


Ventos

O estado possui um dos maiores potenciais eólicos do país, graças aos ventos fortes, principalmente no litoral. Além de proporcionar energia limpa, iniciativa considerada modelo, também propicia a prática de esportes como o windsurfe e o kitesurf, que dependem dessa característica.

Compras

Para quem não dispensa uma lembrança, as avenidas Beira Mar e Monsenhor Tabosa são as duas opções mais procuradas. A primeira tem várias tendas e barracas com souvenirs do estado, como as famosas garrafinhas de areia colorida, peças em barro e chapéus de couro. Já a Monsenhor Tabosa concentra lojas de vestuário e calçado, com destaque para peças em crochê. 

População: 2.447.409 habitantes
Área: 314, 927 km2
Altitude: 21 metros
Código de área: (85)
Tensão elétrica: 220 V
Clima: Tropical. Temperatura média 27 ºC
Vegetação: Mangue e restinga

Feriados locais
19 de março: Dia de São José

25 de março: Libertação da Escravatura no Ceará

15 de agosto: Assunção de Nossa Senhora
Página oficial da cidade e da Secretaria de Copa de Fortaleza
www.fortaleza.ce.gov.br e Secretaria de Copa de Fortaleza
Centro de atendimento ao turista
Posto de Informação do Centro de Turismo (Setur)
R. Senador Pompeu, 350, Centro
(85) 3101-5508
Horário: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 16h e domingos, das 8h às 12h
Posto para câmbio
As casas de câmbios estão disponíveis em agências de turismo, shoppings e no aeroporto internacional de Fortaleza




Como na região próxima à Arena Castelão ainda não há uma infraestrutura hoteleira e de serviços desenvolvida, o melhor para o turista que vai a Fortaleza assistir aos jogos da Copa do Mundo em 2014 é ficar nas áreas tradicionais de hospedagem da cidade.
A principal região hoteleira da capital cearense é a da Avenida Beira Mar (5 km do centro e 10 km da Arena), que concentra os principais atrativos turísticos da cidade e é bem servida de infraestrutura de comércio, restaurantes, bares e serviços. Três praias se conectam pela avenida que margeia a orla: Iracema, Meireles e Mucuripe, seguindo do centro para o sentido oeste. Em Meireles está a maior variedade de opções.
Estando nas proximidades da Beira Mar, é possível curtir os atrativos da orla e do calçadão a pé , tomar um sol e se banhar na praia e ainda acessar o centro e a praia do Futuro facilmente de ônibus ou táxi. Dali também saem passeios de barco e se pode contratar agências de turismo que oferecem viagens curtas para as praias vizinhas.
Quem deseja se hospedar numa região mais tranquila, longe do clima urbano, a praia do Futuro (a 15 km do centro e 15 km da Arena) também oferece opções de hospedagem.
No entanto, a região tem infraestrutura mais tímida, é distante do centro e dos principais atrativos da cidade e oferece poucas opções de transporte.
Pousadas e hospedagens de estilo mais rústico são raros em Fortaleza. O que predomina aqui são os hotéis de grandes redes, instalados em espigões, o tipo de estrutura esperada para um centro urbano. O charme fica para as unidades que oferecem vista para o mar e comidas típicas no café da manhã, como beiju, macaxeira cozida, mungunzá e tapioca. Alguns contratam tapioqueiras para preparar a iguaria na hora para os hóspedes.

PRAIANO HOTEL




  • Para quem procura aconchego e comodidade, o Praiano Hotel é o melhor destino. Um lugar onde todas as características são sinônimo de refúgio. E tudo isso de frente ao belo mar de Fortaleza.No Praiano você vai sentir toda a sensação de bem estar. 189 apartamentos, Thames Restaurante, Capri Forneria, Cyber Café, Concierge, 10 Espaços para Eventos, Business Center, Fitness Center, Room Service 24h, Art Massagem, Jacuzzi. 
  • BLUE TREE PREMIUM FORTALEZA


  • Inaugurado em junho de 2004, são 244 aptos e 04 suítes com decoração moderna aliando o conforto à praticidade. Localizado a 200 m da praia, com 90% dos apartamentos vista mar. A 50m do Centro Comercial da Av. Monsenhor Tabosa. A 15 min do Shopping Center Iguatemi. A 20 min do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Próximo aos principais pontos de turismo e lazer como: Centro Cultural Dragão do Mar, Catedral e Mercado Central. Os aptos possuem: Varanda, Room Service 24h, Central de Ar condicionado com controle Individual, Cofre Digital Free, TV a Cabo, Secador de Cabelo, Internet wi-fi nos aptos, estacionamento free( 1 vaga por apto), 5 andares exclusivos para fumantes, aptos para deficientes físicos, possuímos aptos conjugados. O Hotel possui as seguintes categorias de aptos: Standard, Luxo, Luxo Premier e Suítes Premium e executiva. 
COMFORT HOTEL FORTALEZA

  • Localizado na Praia de Meireles, à 50m da Av.Beira Mar; próximo à shoppings centro comercial, centro de convenções, pontos turísticos e ao principal Estádio de Futebol da Cidade. Considerado um dos melhores custo X beneficio da cidade por seus serviços diferenciados, tais como: internet cortesia em todos os apartamentos, farto café da manhã, dentre outros. 
  • PONTA MAR HOTEL

  • No Ponta Mar Hotel tudo é valorizado, principalmente o lazer. Afinal, Fortaleza é uma cidade onde a descontração é a principal cortesia. E além de diversão você encontra a maior área para convenções em Fortaleza. Aqui alegria é um hóspede permanente. 260 apartamentos, La Luna Restaurante, Lido pool Bar, Fitness center, Maressa Cyber Café e Louge, 22 espaços para eventos, Internet free nos apartamentos e wireless no lobby, Business Center, Room Service 24h. 
NOBILE SUITES BRASIL TROPICAL

  • Localizado na área mais nobre da cidade, o Nobile Suítes Brasil Tropical fica a um quarteirão da feirinha de artesanatos da Av. Beira Mar, a cinco minutos do centro da cidade, do Mercado Central Municipal, do Centro Cultural Dragão do Mar, e próximo aos principais shoppings centers da cidade. Ainda tem fácil acesso ao Centro de Convenções Edson Queiroz e ao Aeroporto Internacional Pinto Martins (cerca de 20 minutos de percurso). O hotel dispõe ainda de restaurante internacional, discoteca, salões de eventos, loja de souveniers, business center, massagens e outros serviços. São 04 categorias de apartamentos com 01 e 02 quartos. Contamos com o espaço Mult Eventos (Boate), com capacidade para até 800 pessoas. 
FORTALEZA MAR HOTEL

  • Hotel localizado a 100 metros da praia de Meireles, a mais agitada de Fortaleza. Os apartamentos são equipados com TV, ar-condicionado,frigobar, telefone, cofre individual, espelho de corpo inteiro e internert wi-fi nos apartamentos . Para o lazer possuímos piscina e hidromassagem. Além disso todas as manhãs servimos um excelente café da manhã, estilo Buffet Tropical, que conta com uma seleção variada de frutas, sucos, pães e itens de nossa cozinha 
HOTEL PLAZA PRAIA SUITES

O Hotel Plaza Suites é um complexo 4 estrelas localizado em uma área nobre da capital Cearense. Focado na total satisfação de seus clientes, está sempre se renovando para assegurar serviços com alto padrão de qualidade e segurança.

HOTEL LUZEIROS FORTALEZA

  • Hotel Luzeiros Fortaleza: um grande hotel feito de pequenos detalhes. Quando estiver hospedado no Hotel Luzeiros Fortaleza você vai se sentir tranquilo, seguro e confortável. Alto estilo com calor humano. Localizado na Beira Mar, próximo a Feirinha de Artesanato. 
MAREIRO HOTEL

  • Localizado na Av. Beira Mar de Fortaleza, de frente para o mar e a dois quarteirões da famosa "feirinha". O Mareiro Hotel se destaca com seus 200 apartamentos e suítes de alto padrão. Mareiro é um hotel com padrão 4 estrelas, horizontal, de frente para o mar, com amplas áreas verdes, terraços e piscina. Nosso hotel lhe oferece um ambiente ideal para férias ou viagem de negócios. Lazer e serviços: deck bar, cyber café, 2 restaurantes, centro de convenções, internet sem fio, 3 piscinas integradas, jacuzzi com hidromassagem, sauna,fitness center, bar molhado e parquinho infantil. 200 apartamentos, todos equipados com ar condicionado, TV a cabo, telefone, cofre individual, mini-bar e produtos de banho.
HOTEL OASIS ATLANTICO


  • Na melhor localização de Fortaleza, na Praia do Meireles, Avenida Beira Mar em frente à "feirinha de artesanato" - ponto de encontro de quem visita a cidade, a 20 minutos do aeroporto e próximo as mais variadas e melhores opções de lazer e restaurantes. O Hotel OÁSIS ATLÂNTICO IMPERIAL (5 estrelas) possui 136 aptos sendo 76 aptos frente mar, equipados com camas King Size, cofre digital, ar condicionado central, mini-bar, TV via satélite e internet em alta velocidade. Integrado ao hotel, um moderno complexo de lojas, salão de beleza, restaurantes (Pizza Hut e Churrascaria Boi Preto) e um Centro de Convenções para até 1700 pessoas. Oferece ainda piscina de adulto e crianças com Bar molhado, sala de ginástica, Internet Service, Coffee shop, restaurante internacional e room service 24 horas, além de outros serviços e passeios que poderão ser solicitados na Recepção. 
TULIP INN SAINT MARTIN

Localizado a apenas 100 metros da Avenida Beira mar, na Praia Meireles, próximo a tradicional feira de artesanato de Fortaleza, o Tulip Inn Saint Martin é uma excelente opção para quem deseja desfrutar do melhor da cidade, como também uma ótima sugestão para o turismo de negócios. O Hotel conta com 190 apartamento, 4 salas de eventos, piscina, sauna, fitness Center, restaurante, room service, business Center, internet Wi-Fi e estacionamento.

HOTEL BEIRA MAR - FORTALEZA

  • O Hotel Beira Mar oferece acomodações perfeitas para seu lazer com a família ou sua viagem à negócios. De frente para o mar, está localizado num dos melhores pontos da cidade, próximo a tudo que Fortaleza tem de melhor. São 112 apartamentos, e serviços como: restaurante à la carte, room service 24hs, cyber café, loja de conveniência, estacionamento privativo, sauna, piscinas e uma equipe treinada para lhe atender cada vez melhor. Seja bem-vindo, a casa é sua casa. 
OTHON PALACE FORTALEZA

  • O Othon Palace Fortaleza fica localizado na Avenida Beira Mar, área mais sofisticada da cidade, que já rendeu vários cartões postais para Fortaleza. Com localização privilegiada, bem na “Volta da Jurema” e de frente para a praia, o hotel oferece o que Fortaleza tem de mais bonito: a bela vista do mar. E ainda está cercado pelos melhores restaurantes e atrações da cidade. Visite o Othon Palace Fortaleza. Um hotel que traz em sua essência as belezas e hospitalidade da cidade. 
QUALITY HOTEL FORTALEZA

  • Localizado estrategicamente em plena da avenida Beira Mar - Praia do Meireles, o Quality Hotel Fortaleza é com certeza a melhor opção em Fortaleza. Todos os seus 121 apartamentos possuem vista para o verde mar cearense e conta com uma excelente estrutura para recebê-los, tecnologia wi-fi nas áreas sociais, internet banda larga em todos os apartamentos, business center, piscina e fitness center, além de um Restaurante com especialidade em frutos do mar, com opções de pratos regionais e internacionais.
VILA GALÉ FORTALEZA


A Praia do Futuro em Fortaleza tem seu primeiro hotel 5 estrelas, o Vila Galé Fortaleza, que é um complexo hoteleiro com mais de 22.000 m2 de área construída além de uma barraca na praia com 1.000 m2 de completa infra-estrutura para atender tanto ao hóspede como a comunidade fortalezense em geral. O Hotel Vila Galé Fortaleza foi inaugurado em outubro de 2001 e pertence ao Grupo Vila Galé Hotéis, uma rede hoteleira com 15 unidades em funcionamento em Portugal e 3 no Brasil. Atualmente um dos maiores grupos hoteleiros de Portugal e integra o ranking das 250 maiores empresas hoteleiras mundiais.

HOLIDAY INN FORTALEZA

  • O Holiday Inn Fortaleza dispõe de 273 apartamentos, todos com vista para o mar. Localizado na Praia de Iracema a 5 minutos dos principais centros de cultura, entretenimento e comercial da cidade e a 20 minutos do aeroporto internacional de Fortaleza. Alto nível de satisfação dos hóspedes em função dos padrões da IHG - Intercontinental Hotels Group, com mais de 4.400 hotéis no mundo, garantindo a qualidade nos serviços prestados. 
GRAN MARQUISE HOTEL

  • O Gran Marquise Hotel está classificado na categoria luxo, característica evidente desde sua fachada. Com localização privilegiada na Avenida Beira-Mar é o lugar perfeito para desfrutar de Fortaleza e toda a sua beleza. Os 230 quartos são decorados com cores suaves e elegantes. Para aqueles que ainda desejam mais luxo, as suítes jr, executivas e presidenciais estão disponíveis. Na área gastronômica, oferece três opções de restaurantes. Na cobertura, piscina, com vista privilegiada da praia do Mucuripe, e Health Club. 
MAGNA PRAIA HOTEL

  • O Hotel possui uma moderna e aconchegante ambientação, bem como, restaurante, piscina com deck bar e deck café, amplo lobby com TV e estar íntimo, cyber café, recepção com equipe qualificada e uma fantástica vista para o mar. O Magna Praia Hotel está localizado na área mais nobre da cidade, de frente para o mar, na Praia de Iracema, próximo aos melhores restaurantes, bares e casas noturnas de Fortaleza. Lazer e Serviços: Piscina, deck bar, deck café, restaurante, room service 24 horas, internet sem fio e salões de eventos. São 130 apartamentos, amplos e equipados para maior conforto e funcionalidade. TV a cabo, ar condicionado, telefone com linha direta, frigobar, cofre individual e internet sem fio. 
SEARA PRAIA HOTEL



  • Requinte, conforto e sofisticação. Essas são as palavras que melhor definem o que é o Seara Praia Hotel, um lugar pensado para aqueles que gostam de viajar em grande estilo. Enfim, o luxo e a elegância são destaques aqui. 217 apartamentos, Restaurante Azul de Prata, Concierge, Business center, Cyber Caafé, 12 espaços para reuniões e convenções, internet banda larga free nos apartamentos e wirelles no lobby, estacionamento, room servive 20h, lavanderia, Galapagos Lobby Bar, Aquamarine Poll Bar, Solarium Roof Bar, Hidromassagem Jacuzzi, Sala de Massagem, Sauna, Fitness, Lojas de Conveniência, Salão de Beleza.
GOLDEN TULIP IATE PLAZA

  • O Golden Tulip Iate Plaza está localizado no ponto mais estratégico do litoral, sendo o único hotel de Fortaleza que está literalmente sobre o mar. Sua arquitetura imponente, a brisa do mar e o céu azul, farão de sua próxima viagem uma inesquecível experiência. O hotel conta com 232 apartamentos, 3 salas de eventos, piscina, sauna, fitness Center, restaurante, room service 24H, business Center, internet Wi-Fi e estacionamento. 


O Aeroporto de Fortaleza possui um grande fluxo de turistas e está em obras




O Aeroporto Internacional de Fortaleza apresenta dois andares. No térreo, ocorre o desembarque de um lado do aeroporto e no outro o embarque, o local do Check - In. Apresenta também locadoras de veículos como AVIS e UNIDAS. O Centro de Atendimento ao Turista fica no coração do aeroporto, no primeiro andar. Neste andar também se encontra oBanco do Brasil e caixas eletrônicos. Para os estrangeiros, a casa de câmbio Casa Brasil é destaque. No térreo, com acesso pelo pátio, tem o Posto Médico de Primeiros Socorros. 

Não há ônibus executivos que servem diretamente o aeroporto,porém várias linhas de ônibus urbanos fazem transporte para o Aeroporto de Fortaleza, ligando-o a várias regiões da cidade. No aeroporto a cooperativa Coopertaxi presta serviços de táxi para os usuários do aeroporto de Fortaleza, com uma frota de táxis comuns e especiais. O ponto de táxi fica localizado em frente ao Terminal de Passageiros no piso térreo. Durante a copa, mais transportes estarão no aeroporto, mas mesmo com rigor na fiscalização, cuide para pegar os credenciados. 

No primeiro andar, tem a praça de alimentação com destaques para a rede de fast - food M'c Donald's e Bob's. Além de possuir a Casa do Pão de Queijo. Quiosques de café também são encontrados neste andar. O Aeroporto também possui várias lojas. 



Obras para a Copa
Como todos os aeroportos brasileiros, o aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins, sofrerá com a quantidade de pessoas que circularão por ali na Copa de 2014. O Destaque é que apenas uma parte das obras para a copa estará pronta. O projeto completo terminará em 2016. Passageiros reclamam muito da demora para a retirada das malas na esteira. A primeira parte visa atender os turistas da copa, com mais 6 portões de embarque, 48 balcões de check - in, 4 esteiras de bagagem e a reforma da avenida que dá acesso ao aeroporto.


Restaurantes



A cena gastronômica concentra-se nos bairros de Aldeota e Varjota. Em Aldeota há duas novidades. O Banquete (85/3257-2777), e Brigita Bistrô (85/9169-2708), ambos de comida variada, com menu reduzido e atmosfera intimista. 

Em Varjota ficam os estrelados Colher de Pau (85/3267-6680) referência na culinária cearense, e o Vojnilô (85/3267-3081), conhecido pelos pescados na grelha. Mas também se come bem em outras regiões. No bairro do Papicu, está o português Sobreiro (85/3234-0062), cujo destaques são pratos com bacalhau. 





O Banquete e Brigita Bistrô se destacam em Fortaleza





Colher de Pau e Vojnilô


Passeios



Casa Natal de José De Alencar


A casa onde nasceu o romancista José de Alencar fica no antigo sítio do Alagadiço Novo, nos arredores de Messejana. As terras que pertenciam ao Senador Alencar, pai do escritor, hoje pertencem à Universidade Federal do Ceará. Além da casa, subsistem as ruínas de um antigo engenho, o primeiro do Ceará a funcionar com energia a vapor. A casa é simples, com piso em tijoleira, paredes em tijolo em cal, madeiramento em carnaúba tipo caibro  e cobertura em telha vã. Todavia, apresenta importante significado arquitetônico porque documenta o estágio evolutivo do emprego da carnaúba como material de cobertura nos primeiros anos do século XIX, período provável de sua construção.


Teatro José de Alencar


Com capacidade para 776 pessoas, o Teatro fica na Praça José de Alencar, no Centro de Fortaleza. A construção teve início em 1908 e a inauguração ocorreu em 17 de junho de 1910, sintetizando os ideais de Civilização e Progresso, do início do século XX, na capital cearense. Em 1918, o Teatro passou por uma primeira reforma, quando recebeu instalação elétrica e teve o piso de betume do jardim trocado por ladrilhos hidráulicos. Em 1957, as cadeiras austríacas com assentos em palhinha foram substituídas por poltronas de estofamento plástico. Na década de 1970 foi completamente restaurado. Na mesma época, foi executado um jardim lateral, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx.


Conjunto de Monólitos de Quixadá




É considerado Patrimônio Nacional por constituir uma paisagem de extraordinária beleza no cenário natural do país. Os serrotes que formam o conjunto são conhecidos como monólitos ou inselbergs, palavra alemã que significa montanhas de pedra. As rochas de granito se formaram há 600 milhões de anos, durante o período denominado pré-cambriano, quando surgiu a vida na terra. Uma bolha de magma, material incandescente existente no núcleo do planeta, subiu à crosta terrestre. Sua ascensão foi interrompida e ela esfriou lentamente, solidificando-se e cristalizando-se totalmente. Formaram-se, assim, os serrotes de Quixadá, com altura média variando entre 200 e 500 metros.

Centro Histórico de Aracati

Aracati surgiu de um fortim construído em 1603, por uma expedição de pacificação. A povoação cresceu a partir do processo de ocupação do interior e pela economia de apoio aos grandes latifúndios, com a comercialização de produtos da pecuária. Como era porto navegável, logo se tornou um centro de atração das fazendas ao redor. Elevada a vila em 1747 teve, ao longo dos séculos XVIII e XIX, um importante papel como centro da área de produção de gado do Ceará. As ruas de Aracati, seus sobrados, suas igrejas, sua casa de câmara e cadeia, e tantas outras edificações contam como viviam as gerações passadas.

Beach Park


Quem vai a Fortaleza precisa reservar um dia para ir ao Beach Park, um excelente parque aquático. O parque abre às 11:00 e a entrada é aproximadamente R$80 por pessoa. É muito raro alguém ir lá e não gostar.

Praias
Praia do Futuro

A orla Urbana é composta pelas praias de Mucuripe, de Meirelles e de Iracema e contornada pelo calçadão de Avenida Beira-Mar. Um dos programas é a feira noturna que acontece a partir das 17h. A melhor praia é do Futuro, com extensa faixa de areia e mar bom para banho. Seu destaque são as megabarracas na orla, um verdadeiro clube. 

O barzinho mais famoso é o Crocobeach, depois vem a Guardeira Brasil e Chico do Caranguejo. 

Cumbuco


Cumbuco também é uma praia muito bonita, com muitas dunas e lagoas e com a vantagem de ficar perto de Fortaleza, são aproximadamente 40km da capital cearense. Neste caso você pode ir cedo para a praia e voltar no final da tarde para aproveitar a noite em Fortaleza.

Lagoinha e Morro Branco


Lagoinha e Morro Branco – No ceará tem muitas outras praias que estão entre as 10 mais bonitas do país, entre elas Lagoinha e Morro Branco, acho que você já percebeu que terá que fazer mais de uma viagem a Fortaleza para desfrutar de tudo. Qualquer uma das citadas acima será uma ótima escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário