Pesquisar neste blog

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cuiabá


Cuiabá - Chapada dos Guimarães
A capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá está localizado no centro geográfico exato da América do Sul, um 2,000 km equidistante dos oceanos Atlântico e Pacífico. Fundada em 1719, durante a corrida do ouro no Brasil, seu centro ainda abriga vários edifícios históricos que foram declarados patrimônio nacional em 1992.

Por cerca de 250 anos, Cuiabá permaneceu silenciosamente como uma pequena cidade na região Centro-Oeste do Brasil. O cenário mudou rapidamente no século 20, quando o governo federal implantou um plano de expansão no país, o que resultou em rodovias ligando os estados de Mato Grosso, Goiás e São Paulo. Em 30 anos, a população aumentou drasticamente a partir de cerca de 57.000 habitantes em 1960 para 400.000 em 1990. Uma grande área de 3538 quilômetros quadrados de Cuiabá é atualmente o lar de 544.737 pessoas.

Cuiabá está em uma localização privilegiada para turistas, pois confronta três ecossistemas mais importantes e característicos do Brasil: as savanas do Cerrado e do Pantanal e da Amazônia. Com uma presença tão grande da natureza, não é de admirar, então, que Cuiabá foi apelidado de "Cidade Verde". O vizinho cuiabanos também uma das paisagens mais surpreendentes do Brasil, a Serra da Chapada dos Guimarães, onde sítios arqueológicos e um parque nacional de 3,3 quilômetros quadrados atraem milhares de visitantes todos os anos.

Chapada dos Guimarães é uma das razões pelas quais Cuiabá é considerada a capital mais quente do Brasil, como os blocos de montanha massas polares e ajuda a conduzir temperaturas acima de 40 º C durante o verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário