Pesquisar neste blog

Curitiba


A Cidade

Curitiba ostenta um dos maiores índices de qualidade de vida do Brasil e o cuidado com o meio ambiente a tornou modelo no Brasil e no mundo. A sustentabilidade surgiu com a fundação da cidade: seus primeiros habitantes seguiam regras rigorosas, só cortavam árvores em áreas delimitadas e mantinham o rio limpo. Curitiba significa “grande quantidade de pinheiros" em guarani, referência à grande quantidade de araucárias na cidade. Há mais de 26 parques e bosques na capital paranaense.
Curitiba é conhecida no Brasil e no exterior pelo eficiente e inovador sistema de transporte coletivo. O primeiro passo nessa direção ocorreu na década de 80, quando os usuários podiam trocar de linha sem pagar nova passagem, a chamada Rede Urbana de Transportes.
Dez anos depois, outras novidades foram incorporadas, como o primeiro ônibus biarticulado brasileiro, com 25 metros de comprimento e capacidade para transportar 270 passageiros; a criação das estações-tubo, utilizadas como pequenos terminais e que viraram cartão-postal da cidade; e um sistema de aviso de paradas, que a cada saída de uma estação-tubo é automaticamente acionado para informar aos passageiros o ponto seguinte e quais portas deverão ser utilizadas para o desembarque.
Mais recentemente, em 2011, foi implantado o Ligeirão, o maior ônibus do mundo, com 28 metros e capacidade para 250 passageiros. Quem visita a cidade repara na variedade de cores dos ônibus, que são usadas para diferenciar as linhas de transporte. Aliás, uma das linhas é dedicada ao turista, de cor verde-claro, criada para transportar os visitantes aos pontos turísticos da cidade.

Inovadora por natureza

Cultura e culinária

Curitiba pertence ao estado do Paraná, que tem uma moderna economia, é o principal produtor agrícola brasileiro e o quarto maior centro industrial do país. O estado reúne uma cultura bastante diversificada, que engloba portugueses, italianos, ucranianos, alemães, poloneses, holandeses, árabes e japoneses. São imigrantes que se instalaram no estado em diferentes períodos em busca de trabalho, terras férteis e do clima ameno da região (que tornava mais fácil a adaptação ao Brasil).
A culinária é marcada por influências indígenas e europeias. Dos índios foi herdado, principalmente, o consumo do pinhão, servido de diversas formas: bolo, bom-bocado, croquetes, paçoca, panquecas, picadinho, pudim, sopa e até suflê.
Em cada parte do estado é possível saborear uma iguaria típica. No litoral, há o barreado, que chegou ao Paraná por meio da colonização portuguesa. O prato consiste em uma carne cozida em caldo grosso servida com arroz e farinha de mandioca, cuja preparação ainda é feita como no passado: de forma lenta e cozida em panelas de barro.
Em Pontal do Paraná há o cambira, prato à base de peixe e banana. Na cidade de Guaíra, um prato típico da culinária espanhola é o pintado na telha. O estado também conta com festas gastronômicas, eventos em que a culinária se mistura às manifestações artísticas. A Festa Nacional do Charque, na cidade de Candói, serve pratos à base de charque, um tipo de carne seca. A Festa Nacional do Porco no Rolete, que ocorre em Toledo, conta com receitas diversas em que a principal atração é o suíno assado por inteiro. Na Festa do Cupim Assado, em Pato Bragado, várias equipes concorrem pelo melhor preparo do alimento.


População: 1.751.907 habitantes
Altitude: 945 m
Área: 435.495 km2
Código de área: 41
Tensão elétrica: 127 V
Clima: subtropical.
Temperatura: média de 21ºC no verão e 13º no inverno
Vegetação: Mata Atlântica

Feriados locais
8 de setembro (Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais)
Página oficial da cidade e da Secretaria de Turismo:
www.curitiba.pr.gov.br e www.turismo.curitiba.pr.gov.br
Centro de atendimento ao turista
Disque Turismo: (41) 3352-8000 (atendimento 24h)
Postos de informação turística
ACISF: Santa Felicidade (Casa dos Contos)
2ª a 6ª, das 9h às 18h; sábado, das 14h às 20h; domingo, das 11h às 17h
Av. Manoel Ribas, 5.480
(41) 3273-4605
Aeroporto Internacional Afonso Pena:
Diariamente, das 7h às 23h
Av. Rocha Pombo, s/n, São José dos Pinhais
Salão de desembarque localizado no piso térreo
(41) 3381-1153
Arena do Clube Atlético Paranaense
Diariamente, das 9h às 17h
R. Buenos Aires, 1.260, Água Verde
(41) 2105-5616
Casa do Artesanato
2ª a 6ª, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 15h
R. Mateus Leme, 22, São Francisco
(41) 3321-2704
Instituto Municipal de Turismo
2ª a 6ª, das 8h às 12h e das 14h às 18h
R. da Glória, 362, Centro Cívico, piso térreo
(41) 3250-7729
Rodoferroviária de Curitiba
Diariamente, das 8h às 18h
Av. Pres. Affonso Camargo, 330, Jd. Botânico
(41) 3320-3121
Rua 24 Horas (Espaço Curitiba Experience)
Diariamente, das 9h às 18h
Sala de Pedra (Palacete Wolf): 2ª a sábado, das 9h às 18h; domingo, das 9h às 16h
Pça. Garibaldi, 7, São Francisco
(41) 3321-3206
Torre Panorâmica
Terça a domingo e feriados, das 10h às 19h
R. Prof. Lycio Grein de Castro Vellozzo, 191, Mercês
(41) 3339-7613
Postos para câmbio
Em agências bancárias, shopping centers, no Aeroporto Internacional Afonso Pena e no centro da cidade






  • Executive Curitiba




  • Estrategicamente localizado e com uma infra-estrutura completa, o San Juan Executive coloca você bem perto do centro das decisões da cidade, e também de excelentes opções de gastronomia, entretenimento e atrativos naturais. Localizado a uma quadra do Embratel Convention Center - o mais moderno centro de convenções da America Latina - e próximo à Rodoviária Municipal de Curitiba, o San Juan Executive possui estrutura inteligente e flexível. Todos os apartamentos e suítes oferecem acesso à internet banda larga e mesa de trabalho para proporcionar aos hóspedes maior produtividade, sem abrir mão do conforto. 

Bourbon Curitiba





  • O Bourbon Curitiba Convention está localizado na região central da cidade com acesso facilitado aos principais pontos turísticos, e está apenas 22Km do Aeroporto Afonso Pena. É o mais tradicional hotel da cidade, premiado pela 14ª vez consecutiva com o Top of Mind, e conta em seu restaurante com a "Melhor Feijoada de Curitiba" segundo as revistas Veja e Gula 

Mercure Curitiba



  • O Hotel Mercure Curitiba Sete de Setembro está localizado na Av. Sete de Setembro, próximo a Praça do Japão e a Av. Silva Jardim. No Batel, um dos mais nobres bairros da cidade, o hotel está próximo as melhores opções de bares, restaurantes, aos Shoppings Centers Curitiba, Crystal e Novo Batel e ainda, as mais importantes empresas. Fácil acesso aos centros de eventos Expo Unimed Curitiba, Estação Convention Center, à cidade industrial de São José dos Pinhais e ao Aeroporto Afonso Pena

ROCKEFELLER SLAVIERO CONCEPTUAL




  • O Slaviero Rockefeller dispõe de apartamentos com toda a infra-estrutura e serviços necessários a um hotel de requinte. Possui um sofisticado restaurante, bar e café, e tem como diferencial um completo Health Club com duas banheiras Jacuzzi, saunas, sala de ginástica e massagem. Sua localização privilegiadíssima, ao lado do Shopping Center Estação e Estação Embratel Convention Center, oferece aos seus hóspedes todo o conforto necessário tanto para quem viaja a lazer quanto para que vem à eventos ou negócios. O Hotel faz parte do complexo Estação, permitindo que o hóspede apenas atravesse a rua para estar no Centro de Eventos ou Shopping.

QUALITY HOTEL CURITIBA



  • O hotel está localizado em um bairro residencial, e em seu entorno estão os melhores restaurantes, casas noturnas e os melhores shoppings da cidade. Bairro mais nobre da cidade próximo das principais avenidas da cidade. São 96 apartamentos, piscina no terraço, salas para eventos com até 160 pessoas. Restaurante Ticiano de gastronomia internacional. Café da manhã incluso na diária. 

SLAVIERO FULL JAZZ HOTEL



  • O Slaviero Full Jazz foi pensado especialmente para os fãs de jazz, ritmo que atrai pessoas do mundo inteiro. Um hotel conceitual, agradável e elegante que inspira seus hóspedes mais exigentes com um Bar dedicado a oferecer um ambiente de pura magia musical. A decoração dos apartamentos e suites oferece sofisticação e muito conforto, inovando os conceitos da arte de hospedar. Localizado no elegante bairro do Batel, em Curitiba, oferece fácil acesso aos melhores restaurantes, shoppings e principais pontos turísticos da cidade. A negócios ou a lazer, o Slaviero Full Jazz é o hotel perfeito para sua estada. 
SLAVIERO SLIM ALTO DA XV



  • O Slaviero Slim Alto da XV oferece o conjunto perfeito para uma excelente hospedagem em Curitiba. Possui localização privilegiada, apartamentos completos e modernos com serviços hoteleiros de alto padrão requeridos pelos viajantes a negócios ou a lazer. 
ALTAREGGIA PLAZA HOTEL

  • Localizado numa rua calma do centro da cidade de Curitiba, o Alta Reggia Plaza Hotel alia experiência e tradição com constante renovação e investimentos, para oferecer um atendimento personalizado aos clientes mais exigentes. São 84 suítes, entre 33 e 47 m2, com TVs de LCD a cabo, frigobar, ar-condicionado, internet WiFi, secador de cabelos, entre outra facilidades. 

HOTEL DEVILLE CURITIBA

  • O hotel Deville Curitiba é a opção ideal para quem procura conforto, comodidade e serviço de qualidade pagando o preço justo. Localizado em região nobre da cidade, permite acesso fácil aos principais pontos turísticos, além dos centros financeiros, comerciais e de entretenimento. Apartamentos amplos e equipados com tudo o que é necessário para tornar a estada, quer seja a trabalho, quer seja a lazer, o mais proveitosa e agradável possível. Uma atmosfera calorosa, acolhedora e simpática, envolve os hóspedes, que costumam retornar ao hotel sempre que visitam a cidade. Os salões de eventos atendem a diversas necessidades dos organizadores quanto à versatilidade dos espaços, funcionalidade e tecnologia disponível. 
  • CAMBOA RESORT HOTEL

  • O Camboa Resort Hotel é localizado em um charmoso recanto cidade de Paranaguá, a três minutos do aeroporto, dez do porto e um minuto da estação de ônibus. A 75 kilometros de Curitiba, a capital do Paraná. O hotel oferce aos seus clientes uma variedade de atividades, como piscinas com tobogãs, saunas, jogos de salão, restaurante,bares e campo de futebol. 
NATIONAL INN CURITIBA

  • Situado próximo a estação de metrô Centro de Convenções, e do próprio Curitiba convention center também perto da famosa rua das flores, O Parana Suite Hotel ostenta localização excelente com fácil acesso ao terminal de ônibus e ao estádio de futebol de Curitiba da Copa do Mundo. O hotel tem 98 confortáveis apartamentos equipados com TV LCD e wi-fi. São quatorze salas de reunião com capacidades que variam para 20 a 200 pessoas. Hóspedes tem livre acesso a todas as amenidades do hotel, que incluem restaurante, bar , piscina, fitness centre,sauna e internet café. 
RADISSON HOTEL CURITIBA

  • O Radisson Hotel Curitiba, está em uma localização privilegiada no bairro Batel. Encontra-se em frente a um dos principais pontos turísticos da cidade, a Praça do Japão, com fácil acesso a todas as regiões de Curitiba e região metropolitana, distante 25 min. do Aeroporto Internacional Afonso Pena, 12 min. do Centro e 8 min. do Estação Convention Center. Localiza-se ainda próximo a dezenas de restaurantes, bares, casas noturnas e serviços. Todos os aptos possuem cama King size, ar condicionado, TV LCD 32”, TV a cabo, minibar, armários, cofre digital, linha telefônica, internet Wi-Fi cortesia. Secador de cabelos, tábua e ferro de passar e cafeteira. Serviços especiais: abre leito com bombom de boa noite, 1 (uma) água cortesia por dia. 
FOUR POINTS BY SHERATON CURITIBA

  • O hotel localiza-se no bairro mais nobre da cidade Próximo aos melhores shoppings e restaurantes e também de grande Centro de Convenções da cidade. São 154 apartamentos e mais 11 suítes com banheira sendo duas Presidenciais. Eventos com capacidade para até 550 pessoas em auditório. Restaurante com gastronomia internacional premiado como o Melhor Restaurante de Comida Variada, e Melhor Chefe de cozinha, Café da manhã incluso na diária. 

SLAVIERO PALACE HOTEL
  • Reconhecido com um dos melhores hotéis da cidade pelo atendimento e estrutura. Ambiente de classe e elegância, realçado pela excelência em atendimento. O restaurante Le Doyen com ambiente sofisticado oferece os melhores pratos da cozinha contemporânea e aos sábados uma deliciosa e conceituada Feijoada. Com localização central privilegiada, em um Boulevard de acesso exclusivo, excelente para compras. Está próximo a diversos pontos turísticos de Curitiba como a Rua XV, Rua das Flores e Palácio Avenida. A alguns minutos dos principais shoppings da cidade. 

TULIP INN SANTA FELICIDADE

  • O Tulip Inn Santa Felicidade está localizado no bairro de Santa Felicidade, famoso reduto gastronômico, região que abriga cerca de 30 restaurantes, alguns com capacidade para mais de 1000 lugares. Possui também vinícolas, cantinas de vinho, lojas de artesanato e moveis de vime e junco. O Hotel conta com 100 apartamentos, 8 salas de eventos, piscina, fitness Center, loja de conveniência, business Center, internet Wi-Fi e estacionamento

PESTANA CURITIBA HOTEL




  • O Pestana Curitiba Hotel, moderno e funcional, localizado no Batel, região mais nobre e cosmopolita da cidade, junto aos principais shoppings, restaurantes, pólos de negócios e turismo, é um dos mais modernos e elegantes hotéis em Curitiba. O seu design sofisticado e aliado à qualidade, fazem deste hotel o local ideal para ficar hospedado em Curitiba. Esta cidade é um dos maiores centros de negócios do Brasil, sendo o nosso hotel perfeito para a realização convenções, negócios, conferencias, eventos corporate. Foi eleito o Melhor Hotel da cidade de Curitiba pelo Guia 4 Rodas em 2009. 



Aeroporto Afonso Pena é o oitavo maior aeroporto brasileiro
Vista das pistas que foram reformadas e ampliadas

No térreo do Aeroporto Internacional Afonso Pena, o turista encontrará locadora de carros, em destaque a empresa Localiza e Mister Rent a CarOs carros estarão no estacionamento das locadoras, um pouco mais longe do aeroporto. As locadoras oferecem transporte até o local para a retirada do carro. Também é no térreo que se encontra a área de desembarque doméstico e internacional. 

O Centro de Atendimento ao Turista, oferece panfletos e localização dos principais pontos da cidade de Curitiba. As placas sinalizam bem o local, que é um aeroporto menor, comparado ao de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. 

No primeiro andar, o turista encontra quiosques das companhias aéreas, a entrada do aeroporto e os guichês para o Check -in. E também no primeiro andar que se encontra o local de embarque. Caixas eletrônicos também são encontrados pelo aeroporto. 

Na praça de alimentação, o turista encontra quiosques de café e o restaurante aeroporto. A Casa do Pão de Queijo também é uma das atrações na praça de alimentação. No terminal de passageiros, elevadores panorâmicos e escadas rolantes servem todos os pavimentos, que possuem instalações especiais para atendimento a portadores de necessidades físicas especiais.

Em Curitiba, podemos encontrar e usufruir dos serviços do ônibus Aeroporto Executivo, ou Ônibus Aeroporto. O microônibus é a primeira linha regular que liga o aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ao centro da capital. O trajeto passa por vários hotéis e pontos importantes da cidade no decorrer do itinerário.

Aeroporto Executivo

A Linha Direta 208, também chamada de Ligeirinho Aeroporto, oferece transporte do Aeroporto Afonso Pena ao Centro Cívico de Curitiba, passando por diversos pontos, entre eles a PUC-PR e a Rodoferroviária.
Na copa, mais ônibus e vários transportes irão estar disponíveis, entre em contato com o Centro de Atendimento ao Turista. 
No estacionamento, você encontra táxis e vans para transporte, mas cuidado para escolher só os credenciados. 
Táxis no estacionamento
Obras para a Copa
O aeroporto de Curitiba está passando por várias obras de reforma das pistas de pouso e decolagem e das taxiway, além de uma ampliação nos pátios e terminais. As obras a seguir são previstas nas obras para os aeroportos da Copa de 2014 pela INFRAERO.
A restauração das pistas foi iniciada no dia 19 de Setembro de 2011 , e foram concluídas com sucesso em Junho de 2012. Esta restauração compreendeu o recapeamento de toda a extensão da pista 15/33 do aeroporto, implantação de grooving e troca das luzes do centro da pista, em preparação para a instalação do ILS Categoria III, que permitirá pousos e decolagens em situações com menor visibilidade.
Está sendo realizada também uma ampliação no pátio, Macrodrenagem e algumas Obras Complementares . A previsão de encerramento desta ampliação é para o mês de Agosto de 2012.
Outra obra prevista para a copa de 2014, é a Ampliação do Terminal de Passageiros e Ampliação do Sistema Viário, ainda na fase de Anteprojeto e com encerramento previsto para Dezembro de 2013.



Restaurantes



Apesar de o Batel concentrar a maioria dos restaurantes, apenas dois dos sete estrelados da cidade se encontram ali. Um deles é o Manu (41/3044-4395)), de cozinha contemporânea. Nele, a chef Manoella Buffara prepara delícias como o coração de pato com creme de beterraba e massa de mandioquinha. Outro é o Quintana (Avenida Batel, 1440,41/3078-6044), de comida variada, cujas receitas variam conforme o dia da semana. Vale também conhecer o alemão Cantinho do Eisbein (41/3329-5155), em Água Verde, com receitas clássicas, como o Eisbein (joelho de porco) e o Durski. 

Nos fins de semana, o movimento cresce no bairro Santa Felicidade, lotado de restaurantes italianos. Ali, o Madalosso (41/3372-2121), ícone do bairro, que tem um dos maiores salões do mundo (5 mil lugares), e o Veneza (41/3372-2626), de rodízio de massas. 


A chef, faz comidas deliciosas



Quintana é aconchegante e delicioso


Restaurante típico alemão



Os italianos tem vez no Madalosso

Passeios





Jardim Botânico



Com uma área de 245 metros quadrados, os jardins geométricos e a estufa de três abóbadas são marca registrada do Jardim Botânico e um dos principais cartões postais de Curitiba. A estufa, que abriga plantas características da Mata Atlântica do Brasil, é construída em estrutura metálica, estilo art-noveau, e foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no século XIX. Em volta da estufa está o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas do artista e ambientalista. O Jardim Botânico conta ainda com o Museu Botânico Municipal, trilhas em bosque de araucárias, lago, quadras esportivas e um velódromo.

Ópera de Arame



Um dos principais cartões postais de Curitiba foi inaugurado em 1992, no Parque das Pedreiras. Foi construída em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente, um projeto do arquiteto Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. Em torno da edificação há um lago artificial e uma passarela sobre as águas dá acesso ao auditório, com capacidade para 2,4 mil espectadores e um palco de 400 metros quadrados. No local onde funcionava uma pedreira hoje os visitantes podem apreciar a mata nativa e várias espécies de aves.

Museu Oscar Niemeyer



Inaugurado em novembro de 2002 com o nome de Novo Museu e projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, mas é conhecido como Museu do Olho, em função de suas linhas. É um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16 mil metros quadrados destinados a obras de arte. Possui vários ambientes, incluindo um auditório para 400 lugares, café e espaços de lazer.

Memorial Ucraniano



Localizado no Parque Tingüi, o Memorial Ucraniano presta homenagem aos imigrantes ucranianos de Curitiba e foi inaugurado em 1995, ano do centenário da chegada desses imigrantes a Curitiba. O conjunto é composto, por uma réplica da igreja de São Miguel Arcanjo, uma casa típica, palco ao ar livre e o portal. Todas as construções feitas com madeira encaixada, ao estilo ucraniano.

Centro Histórico de Paranaguá


Paranaguá é uma cidade portuária e foi o primeiro núcleo urbano a se formar no estado do Paraná. O Centro Histórico,  tombado pleo IPHAN em 2009, apresenta importantes exemplares da arquitetura colonial brasileira, como as construções da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas e o Colégio dos Jesuítas. Destaque também para o conjunto de sobrados da Rua da Praia, típicas moradias de quem detinha o poder econômico no final do século XVI. Outras influências estéticas, como o neoclassicismo, foram absorvidas e podem ser observadas no prédio da Câmara Municipal e no Palacete Visconde de Nácar.

Passeio Público



É o primeiro e o mais central parque da cidade. Inaugurado em 1886 com 70 mil metros quadrados de mata natural, nas margens do rio Belém. Foi, também, o primeiro zoológico e, até hoje, possui alguns animais em cativeiro e um aquário. O Passeio Público é considerado um santuário ecológico no centro de Curitiba, com lago e ilhas, uma gruta, ponte pênsil e palco flutuante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário