Período da Copa coincide com época de nevoeiros na região de Porto Alegre
Portal da Copa/ME
Segundo a Infraero, o Salgao Filho tem capacidade para atender com folga a demanda da Copa
O equipamento ILS2, que amplia as condições de pouso e decolagem com baixa visibilidade, vai operar no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, até 6 de junho. A estimativa é da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. A medida pretende assegurar o trânsito de turistas e das 10 seleções que disputarão jogos pela Copa do Mundo no Beira-Rio.
Na manhã de segunda-feira (5.05), uma forte neblina obrigou a interrupção da pista do aeroporto por mais de três horas. O problema é comum nesta época do ano. Segundo levantamento da Infraero, nos meses de maio, desde 2002, o Salgado Filho ficou fechado por 10 dias. Em maio de 2013, foram 22h34min, o equivalente a 10,29% do tempo total de operação. No mês seguinte, o aeroporto precisou parar por mais 42h. As cinco partidas da Copa no Beira-Rio serão entre 15 e 30 de junho, período de intenso nevoeiro.
Para agilizar a liberação do equipamento, pleiteado desde 1997 e instalado no ano passado, técnicos da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) farão, até quinta-feira (8.05), uma vistoria no aparelho, em critérios como sinalização horizontal, balizamentos e luzes. A vistoria é o último passo para a autorização de funcionamento.
Em caso de aprovação, bastará a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União com as alterações cadastrais do aeroporto e a Aeronáutica atualizar as cartas de aproximação por instrumentos, que guiam os procedimentos das aeronaves. Segundo informaçõs obtidas com a SAC, antes mesmo da autorização, as cartas já estarão disponíveis no site do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Antiga demanda
A incidência do nevoeiro na região do aeroporto é uma antiga dor de cabeça para quem utiliza o transporte aéreo em Porto Alegre, com impacto sobre toda a malha. Na segunda-feira, a interrupção do serviço provocou filas na área de check-in. Fechado desde as 6h40min, o terminal voltou ao normal por volta das 10h, deixando quase 60 voos atrasados e pelo menos dois cancelados. Passageiros em conexão tiveram de ser reacomodados.
Durante a Copa, segundo informações da área técnica da Infraero, o fluxo no Salgado Filho tende a ser moderado, já que o perfil de uso em épocas de festas costuma cair. Isso porque a maioria dos passageiros habituais busca negócios no centro do país, e não o turismo, como ocorrerá com o Mundial da Fifa.
Capacidade suficiente
A obra de ampliação do Terminal 1 de passageiros, originalmente prevista para maio de 2014, tem conclusão estimada agora para junho de 2015. A Infraero pondera, contudo, que o terminal atual tem capacidade de absorver com folga a demanda da Copa. No ano passado, o Salgado Filho movimentou cerca de 8,9 milhões de pessoas, mas a capacidade instalada seria suficiente para até 13 milhões de passageiros por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário