Pesquisar neste blog

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Mobilidade em Salvador: metrô e bicicletário são novidades para a Copa

Foram criadas dez linhas especiais de ônibus para atender o público que for assistir aos jogos na Arena Fonte Nova
Linhas especiais, bicicletário e metrô serão as principais alternativas para facilitar a circulação de moradores e turistas nos dias de jogos da Copa do Mundo em Salvador. Nesta quarta-feira (07.05), a prefeitura da cidade apresentou o plano de mobilidade que entra em operação a partir de 21 de maio e terá transporte especial disponível até o dia 1º agosto de 2014.
Foram criadas dez linhas especiais de ônibus para atender o público que for assistir aos jogos na Arena Fonte Nova, sendo que uma delas começa a operar no fim de maio, saindo do aeroporto até o Mercado Modelo, percorrendo as regiões hoteleiras da cidade. Alguns dos veículos serão adaptados para transportar pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.
Essas linhas estarão disponíveis em pontos estratégicos da cidade, sendo a maioria em shoppings. O bilhete de ida e volta custará R$ 15. Quem optar por ir de carro, poderá estacionar em uma das 2.510 vagas gratuitas nos shoppings e utilizar as linhas especiais para chegar à arena. Ainda haverá 940 vagas de Zona Azul em locais específicos. "Não haverá estacionamento no entorno da arena", alerta o superientendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, acrescentando que a fiscalização nesta área, considerada como perímetro de segurança da FIFA, será intensificada. 

As intervenções no trânsito da cidade nos dias de jogos iniciarão sempre cinco horas antes das partidas e serão encerradas duas horas após o final. Já as operações para os dias da Fan Fest e do Carnaval da Copa serão divulgados quando os detalhes das dos festejos forem apresentados. "A região, seja ela qual for, terá um esquema semelhante a esse", adianta o secretário do Escritório da Copa (Ecopa) em Salvador, Isaac Edington.
Outra novidade será o Bike Parking, uma alterantiva para incentivar os ciclistas a irem de bike aos jogos. Um bicletário gratuito com 600 vagas será instalado perto do Fórum Ruy Barbosa. O local terá segurança e fucinonará das 9h às 20h30. Além disso, a prefeitura vai reforçar as estações do projeto Salvador vai de Bike.
O planejamento ainda contemplará os pedestres. Adotada em outras edições do Mundial, a chamada Fun Walk será uma rota para pedestres que liga pontos do Centro Antigo ao estádio. "Os torcedores podem sair de diferentes pontos da cidade, como o porto, a Praça da Sé e o Mercado Modelo, e passear por um caminho que vai receber uma decoração mais lúdica", explica a coordenadora do grupo de mobilidade da Copa e assessora de mobilidade da Sedur, Grace Gomes.
O planejamento é resultado da parceria entre o Governo da Bahia, por meio das secretarias estaduais para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Polícia Militar, com a Prefeitura de Salvador.
A cidade receberá seis partidas durante o Mundial. São quatro pela primeira fase - Espanha x Holanda (13 de junho); Alemanha x Portugal (16 de junho); Suíça x França (20 de junho); Irã x Bósnia-Herzegovina (25 de junho) -, um pelas oitavas de final - 1º lugar do Grupo H x  2º lugar do Grupo G - e um das quartas.

Rodovias

Para facilitar o acesso de quem chega à capital baiana por estradas, foram feitas melhorias nos trechos da BA-093 e da 001, que atendem municípios no sul do Estado. Já as BRs 324, 116, e 101 serão monitoradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Uma operação também será montada na Estrada do Coco (BA-099) para atender delegações e turistas que se hospedarão no litoral norte baiano.

Confira opções de transporte para o período do Mundial

Foto: Elói Corrêa/Governo da Bahia
Foto: Elói Corrêa/Governo da Bahia#

Ônibus
 - Dez linhas especiais de ônibus foram criadas para atender a capital baiana durante o Mundial, envolvendo 150 veículos. Duas linhas sairão do Aeroporto Internacional de Salvador, sendo que uma percorrerá áreas de concentrações de hotéis (Pituba, Rio Vermelho, Ondina e Jardim de Alah) até o Mercado Modelo, que começa a operar no dia 21 de maio e vai até 1º de agosto; a outra funcionará especialmente nos dias de jogos, com destino à Arena Fonte Nova. As linhas convencionais de ônibus operam normalmente durante a Copa, inclusive as estações da Lapa e Barroquinha.
Metrô (foto) - A partir do dia 10 de junho, o Metrô de Salvador começa a funcionar em operação assistida, com linha expressa saindo da estação do Acesso Norte ao Campo da Pólvora. O horário de funcionamento ainda será divulgado pelo governo estadual. Nos dias de jogos, o acesso ao metrô será liberado apenas a passageiros de ônibus e vans credenciados para transportar torcedores com ingressos.
Táxi - Os torcedores também terão à disposição cinco pontos de táxi nas imediações da Arena Fonte Nova, situados no Vale de Nazaré (em frente à loja Comercial Ramos); na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), após o Viaduto das Pitangueiras, no sentido Aquidabã; na Avenida Vasco da Gama, em frente à concessionária Sammar; na Ladeira dos Galés e na Rua da Independência, na saída para a Avenida Joana Angélica (Campo Grande). Para o desembarque, o público também terá como opção descer na entrada do Ogunjá e próximo ao Viaduto Juscelino Kubistchek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário