Pesquisar neste blog

Natal


A Cidade

Um dos litorais mais famosos e mais procurados por brasileiros, e por um número cada vez maior de estrangeiros, a costa do Rio Grande do Norte faz uma esquina no Atlântico, no alto do Brasil, e oferece aos visitantes paisagens deslumbrantes, banhadas por águas claras e mornas, onde é comum, durante os períodos de maré baixa, relaxar em uma piscina natural formada pela água do mar.
A capital do estado, Natal, reúne praias belíssimas, dunas e rica cultura. A cidade tem esse nome porque, no dia 25 de dezembro de 1597, o Almirante Antônio da Costa Valente e seus homens adentraram a barra do Rio Potengi, depois de várias tentativas de colonização frustradas. Tal data tornou-se o aniversário da capital. No período da invasão holandesa (entre 1633 e 1654), foram feitas várias benfeitorias na região. Mais tarde, na Segunda Guerra Mundial, a cidade serviu como base do patrulhamento do Atlântico Sul, principalmente por parte dos americanos, o que lhe proporcionou grande crescimento. Com o fortalecimento de sua economia e do turismo, a cidade passou a exibir uma das melhores qualidades de vida e estrutura urbana do Nordeste brasileiro.
Quem tiver a sorte de aproveitar os quatro jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014 na capital potiguar corre o risco de esquecer do futebol e se deixar levar para destinos imperdíveis, como a praia da Pipa, a pouco mais de 50 quilômetros ao sul, onde é possível avistar golfinhos e aproveitar as grandes ondas que atraíram os surfistas para o local ainda na década de 1970.
Cerca de 40 quilômetros à frente, mais um espetáculo aguarda o visitante: a Baía Formosa encanta com sua formação de falésias e dunas brancas. O local ainda não foi completamente descoberto, por isso preserva partes quase intocadas.
Maior produtor de sal do Brasil, o Rio Grande Norte encanta os turistas com dunas altas e incrivelmente brancas, que ajudam a marcar o contraste deslumbrante entre o azul do céu e o verde do mar. Além dos mais de 400 quilômetros de praias e paisagens que encantam os visitantes, o Rio Grande do Norte conta com boa infraestrutura hoteleira e de serviços.


Foto: Portal da Copa/ME


Culinária

A culinária do Rio Grande do Norte é farta em pratos criados à base de frutos do mar. O camarão, o carro-chefe, tem até um festival anual em Natal, a Fenacam. Preparado com cajá e ingredientes da terra, é apresentado em receitas deliciosas. A tapioca e os sorvetes de frutas da região também estão entre as delícias locais. 
A caranguejada é outro prato fartamente oferecido nos restaurantes do litoral. Seu preparo segue diversas receitas, inclusive internacionais, mas as duas mais preparadas são à base de leite de coco ou simplesmente cozido com sal. O melhor período para apreciá-lo é entre junho e agosto.

Festas Populares

Como nem só de praia vive o estado, o turista que chega ao Rio Grande do Norte em junho vai aproveitar os grandes arraiais no sertão e mesmo nas praias. Em São Miguel do Gostoso, por exemplo, fica um dos mais conhecidos no Estado. Outro São João muito procurado pelos turistas brasileiros e pelos potiguares fica em Extremoz, no litoral Norte (próximo a Genipabu). Em janeiro, a festa de navegantes também atrai milhares para assistir à procissão no mar e participar dos shows e apresentações de grupos típicos.

População: 803.739 habitantes
Altitude: 45 m
Área: 167.160 km2
Código de área: (84)
Tensão elétrica: 220 V
Clima: Tropical úmido.
Temperatura: média de 28 °C
Vegetação: Manguezais, florestas subperenifólias e tabuleiros litorâneos
Feriados locais
6 de janeiro: Dia dos Reis Magos
21 de novembro: Dia de Nossa Senhora da Apresentação
Centro de atendimento ao turista
(84) 3232-2519
Posto para câmbio
As agências de turismo, os shoppings e o aeroporto oferecem casas de câmbio.




HOTEL VILLAGE NATUREZA BEACH RESORT


  • Rodeada por floresta tropical, esta estância balnear está localizado no Canto de Praia do Madeiro, considerada a praia mais bonita do Rio Grande do Norte e um dos melhores em todos Brasil. Os hóspedes podem escolher entre uma moradia de quarto, padrão ou suite. O restaurante do hotel oferece uma vista deslumbrante do oceano com um cardápio variado oferecendo o melhor da cozinha local e internacional. Comodidades do hotel incluem um bar em frente à praia, espreguiçadeiras e uma piscina. 
MANARY PRAIA HOTEL

  • Um membro do prestigioso "Roteiros de Charme" associação de hotéis, na praia Manary é um hotel exclusivo localizado nas áreas da bela praia de Ponta Negra. Com clima romântico, cozinha excelente e ambiente - criado com tradição, estilo e a última tecnologia - fazendo do hotel uma escolha ideal para visitantes de férias ou a negócios. Situado nos meios de um arquitetura neo-colonial, com quartos decorados e ultra-modernos. 

HOTEL VILA DO MAR


  • Todos apartamentos com vista para o mar, faixa de praia sem pedras, complexo de lazer com quadra poliesportiva, 4 piscinas e um espaço para eventos com a melhor estrutura. Tudo para que você respire aconchego com o melhor dos serviços. 

PIZZATO PRAIA HOTEL

  • O Hotel é constituído de quatro pavimentos com 63 apartamentos, sendo 4 suítes, todos de categoria luxo com: ar condicionado, TV a cabo 21 polegadas com tela plana, acesso 24 horas via Internet em banda larga gratuita, som ambiente, frigobar, central de aquecimento solar, fechaduras eletrônicas, telefone com linha direta, comando de cabeceira, espelho de aumento para maquiagem, secador de cabelos, varal embutido, porta-malas e cofre individual. Faz parte de sua estrutura, salão de jogos, cyber point, recepção climatizada, loja de suvenir, Bussines center para o cliente a negócios, elevador panorâmico, grupo gerador, sensores de fumaça, alarme contra incêndio, luzes de emergência e salão de eventos com capacidade para até 80 pessoas em forma de auditório todo equipado com Vídeo, som , retroprojetor, quadro branco, Microfone e fip chart. O Pizzato possui serviços de recepção 24 horas, serviço de internet, central de segurança, além dos serviços de lavanderia, Internet e fax. O restaurante, onde servimos o nosso café da manhã que é reconhecido principalmente pela excelente variedade e qualidade, possui cardápio regional e internacional e room-service 24 horas. Uma deliciosa piscina com cascata, área de lazer com saída para a praia, coffee-shop e american bar . A localização é privilegiada, estamos a 50 m da praia, 14 Km do aeroporto e próximo dos melhores restaurantes da cidade, boates, bares, shopping center´s, feiras de artesanato e apenas 900 mts. do centro de convenções. Hospedar-se aqui, é dar a si próprio um presente que nós acreditamos que você merece!
QUALITY SUITES NATAL

  • Alto Padrão de atendimento, o Quality Suites Natal diferencia-se por ter os seus 131 apartamentos com vista para o mar, serviço de internet banda larga cortesia. Para negócios oferecemos 04 salas de eventos com capacidade para 140 pessoas, business center e day office. Para relaxar disponibilizamos o fitness center, sauna, piscina, lobby bar, bar da piscina e um restaurante de cozinha regional / contemporânea. Localizado em frente a Praia de Ponta Negra e 15 minutos do Aeroporto Augusto Severo. 


PONTALMAR PRAIA HOTEL

  • Na belíssima Ponta Negra, o Pontalmar Praia Hotel combina conforto, encanto e sofisticação em um ambiente tentador que lhe convida à descoberta de experiências únicas na bela capital potiguar. Situado na área mais charmosa da cidade, conta em suas proximidades excelentes bares, restaurantes, salas de cinema, lojas de artesanato e o Centro de Convenções de Natal/RN.   O Pontalmar conta com um belíssimo complexo de piscinas com hidromassagem e sauna e encantadora vista para a praia. Além de moderno restaurante, lobby bar e bar da piscina servindo deliciosos drinks, espaço internet, loja de conveniência, além de outros serviços.   Elegante, original e intimista, cultiva a arte de bem hospedar e captura o espírito encantador da "Cidade do Sol".
PESTANA NATAL BEACH RESORT

O mais elegante hotel 5 estrelas da cidade. O Pestana Natal Beach Resort, está localizado na Via Costeira. O Hotel possui vista para o mar, em frente para uma das praias mais ensolaradas , Parque das Dunas e Morro do Careca. Os hospedes ainda podem desfrutar de uma praia semi-privativa.

MIRADOR PRAIA HOTEL

  • Localizado na beira-mar da praia de Ponta Negra, uma das mais badaladas do Rio Grande do Norte, o Mirador Flat é a hospedagem perfeita para garantir o seu conforto e comodidade. O Mirador Flat, dispõe de area de lazer com solarium, 02 piscinas, restaurante e bar na beira mar. 
PRAIA BONITA RESORT & COVENTION

  • Localizado na Praia de Camurupim, no Rio Grande do Norte, Praia Bonita Resort & Conventions oferece modernos apartamentos (quatro adaptados para deficientes), e uma impressionante piscina com bar molhado. Todas as acomodações possuem ar condicionado, mini-bar, TV LCD, canais a cabo, telefone DDD e DDI, cofre, tomada 220 ​​volts, secador de cabelo, internet wireless e estacionamento são gratuitos. Frutas tropicais, cereais e pães são servidos no café da manhã no restaurante internacional do hotel. O resort está situado entre uma paisagem cênica de gramados verdes e palmeiras, e para as crianças um parque infantil, mini-golfe, e salão de jogos 
HOTEL PARQUE DA COSTEIRA

  • Com a vista para o mar e localização à beira-mar, o Hotel Parque da Costeira está cercado pela segunda maior floresta urbana do mundo.O hotel dispõe de uma área de lazer grande com água doce e piscinas de água salgada, com acesso para deficientes. A área de lazer ao ar livre também inclui um bar, cascata e toboágua. Dois restaurantes internacionais estão localizados dentro das instalações do hotel, o Le Cotier (francês) e o Coliseu (Italiano). 
SERHS NATAL GRAND HOTEL

  • Descubra um inovador conceito em hospitalidade, localizado entre as praias de Ponta Negra e Areia Preta, na Via Costeira de Natal, a 12 km do Aeroporto Augusto Severo. Destaca-se por sua moderna e elegante construção e sobre tudo pela qualidade dos seus serviços e instalações. Trata-se de um complexo hoteleiro de categoria 5 estrelas com padrão europeu: ambientação e design exclusivos, classe, conforto, elegância em detalhes. Qualidades à disposição de nossos clientes em Natal, a cidade do Sol conhecida como a cidade de ar mais puro das Américas. 
HOTEL MARSOL BEACH RESORT

  • Localizado à beira-mar na Via Costeira, a principal área turística de Natal, Marsol Beach Resort Hotel fica próximo aos principais pontos turísticos, restaurantes e bares na cidade. 
NATAL PRAIA HOTEL

  • Oferecendo o melhor de um resort no coração da cidade, à beira-mar , o Natal Praia Hotel está rodeado por um vasto leque de opções de entretenimento e restaurantes. É ideal para viagens de negócios ou de lazer para a cidade. Os amplos quartos do hotel estão bem equipados com instalações de qualidade, enquanto o restaurante serve o melhor da gastronomia local e internacional. 
RIFOLES PRAIA HOTEL

  • O Rifóles Praia Hotel & Resort está localizado à beira-mar da Praia de Ponta Negra, próximo aos melhores restaurantes, bares, feiras de artesanato e do Centro de Convenções de Natal/RN. Dono de uma charmosa decoração temática, que nos remete a um navio pirata, o Rifóles encanta os seus hóspedes pelo seu charme, originalidade e hospitalidade. O Rifóles possui restaurantes oferecendo o melhor da gastronomia nacional e internacional, bares, uma belíssima área de lazer com 6 piscinas, fitness center, equipe de recreação e de massagem, kids club, salão de jogos, entre outros serviços especiais para tornar a sua hospedagem na "Cidade do Sol" inesquecível. 
PRAIAMAR NATAL HOTEL

  • O Praiamar Natal Hotel & Convention está localizado na bela paisagem de Ponta Negra, a praia mais prestigiada de Natal, reconhecida internacionalmente pela enseada de águas mornas que tem ao fundo o Morro do Careca. Nesse agradável cenário o Praiamar Natal Hotel & Convention dispõe de uma ótima infra-estrutura, seja para suas férias em Natal, para o descanso e lazer ou para uma viagem de negócios à Cidade do Sol. Os melhores bares e restaurantes, shopping centers e opções diversas de lazer estão a poucos minutos ou até a poucos passos da sua acomodação. Conforto e bem-estar são prioridades para sua estada em Natal. Por isso, o Praiamar Natal Hotel & Convention possui 215 apartamentos totalmente equipados. O hotel também dispõe de três opções de lazer e entretenimento: 1.Espaço Praiamar Beach, uma área de 2 mil metros quadrados a beira-mar. Com arquitetura regional e aconchegante possui restaurante, piscinas adulto e infantil, salão de jogos, playground, deck e acesso direto para a praia de Ponta Negra; 2. O Terraço Atlântico, na cobertura do hotel possui uma fantástica vista da praia de Ponta Negra, piscina com cascata ,duas jacuzzis para uma relaxante hidromassagem, além de salas de jogos; 3. Área de Lazer Central, com piscina, sauna úmida e área verde. 

                 Hotel Ponta do Sol




  • Charmoso, amplo, aconchegante e moderno. Estes são apenas alguns adjetivos que fazem juz ao Ponta do Sol Praia Hotel. Localizado a apenas 50m da estonteante praia de Ponta Negra, Natal, Nordeste do Brasil, o Ponta do Sol Praia Hotel é dotado de moderna tecnologia que o torna um hotel ecológico e confortável. Os últimos conceitos de acessibilidade foram adaptados a este maravilhoso projeto. Aquecimento solar e a gás, sistema de ar condicionado de última geração, econômico e silencioso, monitoramento de incêndio e sistema de segurança ultramoderno e que atingem todas as áreas comuns do hotel são algumas das inovações que fazem parte de sua estrutura. Além dos apartamentos extremamente aconchegantes, área de lazer completa, lobby bar, restaurante exclusivo e estacionamento, estão à disposição dos nossos hóspedes, o serviço de alta qualidade, é fundamental em nossa estrutura. É o charme de nosso dia-a-dia.
              HOTEL MARINAS TIBAU SUL



  • Estrategicamente situado em uma das mais belas paisagens de Tibau do Sul, a localização do Hotel Marinas Tibau é privilegiada: a beira da Lagoa de Guaraíras com encontro com o mar, proporcionando o mais belo visual da região. Com dunas, muito verde e uma brisa constante. Um ambiente tranqüilo e ideal para seu lazer. Fazem parte de Tibau do Sul às famosas Praias do Madeiro, do Amor, Baia dos Golfinhos e Pipa, dentre outras. Tartarugas e golfinhos habitam essas praias, ideais para a pesca, surf e esportes náuticos, além de outras atividades que se completam com uma vida noturna fantástica, cheia de bares, boates e restaurantes que satisfazem o mais refinado paladar. 
             CORAL PLAZA APART HOTEL


  • O Coral Plaza Apart Hotel é uma opção confortável e sofisticada para quem deseja relaxar a beira-mar da Praia de Ponta Negra. São 107 apartamentos de quartos, sala, banheiro e cozinha americana, equipados com TV LCD, banho quente (proporcionado por aquecimento solar), frigobar, internet, cofre, secador de cabelo e sofá cama. O Coral Plaza Apart Hotel ainda possui área comum com sinal para acesso Wi Fi e ar condicionado central. Possui uma excelente área de lazer composta por: Piscina infantil e adulta, Jacuzzi, Bar, Kids Clube, Academia, Business Center, Lounge e Sala de Jogos. 
                        ARACA PRAIA FLAT


  • Com uma vista panorâmica da paisagem de Natal, Araçá Praia Flat oferece aos clientes uma ampla variedade de serviços para garantir maior conforto, comodidade e satisfação. O hotel tem 41 quartos espaçosos com acesso à Internet sem fio. As comodidades do hotel incluem uma grande piscina, sala de jantar e o restaurante com o melhor da cozinha internacional e regional.


  •       NOBILE SUITES PONTA NEGRA 


  • A beira mar e localizado no ponto mais privilegiado da orla da praia de Ponta Negra, o Nobile Suítes Ponta Negra oferece hospedagem convidativa ao público que viaja a lazer ou a negócio.

                          PIRAMIDE NATAL RESORT &                CONVENTION



  • O Resort dispõe de 315 apartamentos incluindo suítes, todos com duas camas de casal, exceto as versões com três camas de solteiro, com terraço panorâmico e vista para o mar. A área de lazer com mil m² inclui, parque aquático com piscina e cascatas, sauna, sala de ginástica, salão de jogos, playground e equipe de recreação. Já o setor gastronômico conta com o Restaurante Lagunas, de cozinha internacional e o Dunas, com cardápio regional, além do Welcome Bar, American Bar e Bar Molhado.
OCEAN PALACE BEACH RESORT & BUNGALOWS


  • O único hotel de cinco estrelas em Natal certificado com ISO 9001, o Ocean Palace Beach Resort & Bungalows está situado em uma faixa isolada da famosa Praia de Ponta Negra. O Natal Convention Center está localizado nas proximidades, tornando-o uma excelente opção para viajantes a negócios. O resort tem 315 quartos confortáveis e bem equipados. As instalações incluem um spa, um salão de beleza, um Kids Club, um programa de Pilates e um Centro de Fitness. O bar da piscina oferece coquetéis e aperitivos acompanhados por música animada de bandas locais, enquanto os restaurantes do resort servem o melhor da culinária brasileira e internacional. 


O novo aeroporto está em construção

Aeroporto está sendo construído, pois o atual é muito pequeno para atender a copa


Projetado para ser o maior aeroporto da América Latina e o sétimo maior do mundo, São Gonçalo do Amarante vem sendo pensado desde 2007 para a Copa do Mundo; mas só em 2009 as obras efetivamente começaram. 
Os trabalhos são divididos em duas partes. Da primeira etapa, cuida a Infraero. Da segunda, fica responsável o consórcio Inframérica, formado pela construtora Engevix do Brasil e pela empresa argentina Corporación América, vencedor da concessão.
Primeira fase: desmatamento, terraplanagem, pavimentação, drenagem, proteção vegetal, implantação dos sistemas de pistas e e pátios e infraestrutura dos sistemas de auxílio e proteção ao vôo (Infraero).
Conclusão: novembro de 2013
Conclusão: junho de 2014


Segunda fase: construção do terminal de passageiros, sistema viário de acesso e obras complementares (concessionária).

No setor de portos, as obras na capital potiguar incluem a construção de um Terminal Marítimo de Passageiros, a ampliação de cais do berço de 209 para 236 metros, a recuperação do cais, retroárea e dolfim de amarração. O investimento previsto é de R$ 54 milhões.  


Restaurantes


A maioria dos restaurantes fica em Ponta Negra. Entre eles está o Manary (84/3204-2900), dentro do hotel Manary Praia, de pescados. O Chef's Delicatessen Bistrô (84/3219-0633), de comida variada e o concorrido Camarões Potiguar (84/32092425), de peixes e frutos do mar.

 Os dois estrelados da cidade, no entanto são de comida típica nordestina e ficam em outros bairros. Um deles é o Mangai (84/32063344), em Lagoa Nova, cujo bufê inclui 120 receitas. O outro é o Âncora Caipira (84/3202-9364), em Petrópolis, no qual a carne de sol cozida na nata é o carro-chefe. 



Dentro do hotel Manary, o restaurante aconchegante


Delicatessen Bistrô  tem comida variada



O confortável e delicioso Mangai



Frutos do mar no Camarões Potiguar


Passeios


Forte dos Reis Magos


Em 1597, o Governador Geral do Brasil, D. Francisco de Souza, determinou a organização de uma expedição para expulsar os franceses da Capitania do Rio Grande, que previa a construção de uma fortificação na barra do Rio Grande (Rio Potengi), e a posterior fundação de uma cidade. Em 6 de janeiro de 1598, começou a ser construída a fortaleza, chamada de Reis Magos em homenagem aos Santos Reis, comemorado naquele dia.   A obra foi concluída em 1630, após melhoramentos. Seu traçado, atribuído ao padre jesuíta Gaspar de Sampères, segue teorias arquitetônicas renascentistas italianas do século XVI.


Palácio Felipe Camarão



O prédio da Prefeitura Municipal de Natal, também conhecido como Palácio Felipe Camarão, foi construído no local da antiga Intendência Municipal. A inauguração do novo prédio da Intendência deu-se no dia 7 de setembro de 1922, dentro da programação comemorativa do Centenário da Independência do Brasil. O prédio ostenta uma fachada rebuscada, de estilo eclético, muito em voga à época de sua construção.

Pedra do Rosário




Conta-se que na manhã do dia 21 de novembro de 1753, viram um caixão encalhado numa pedra às margens do Rio Potengi, próximo à Igreja do Rosário. Nesta data comemorava-se a padroeira da cidade de Natal. A imagem, levada à Matriz, foi reconhecida como Nossa Senhora da Apresentação e a pedra onde encalhou a imagem ficou conhecida como Pedra do Rosário.

Estação Ferroviária Esplanada Silva Jardim



O prédio localiza-se na esplanada Silva Jardim, bairro da Ribeira e foi construído no início do século XX. Em 1904, o engenheiro Sampaio Correia chegava a Natal, chefiando a Comissão de Obras Contra as Secas, em cujo plano de ação estava a construção de uma ferrovia. Em 1905 foi criada a Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte. O prédio foi concebido para servir de estação de passageiros e abrigar o escritório da ferrovia. As oficinas para manutenção dos trens foram construídas em 1916. Desativada a estrada de ferro, o prédio foi ocupado por repartições públicas. Em processo de restauração, após as obras servirá de sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas no Rio Grande do Norte.

Praias
Ponta Negra


 é a mais famosa e visitada praia urbana de Natal RN e abriga o mais singular cartão postal do Estado: o Morro do Careca. Localizada no bairro de mesmo nome, essa praia é a principal opção de lazer para turistas e natalenses. O mar é ótimo para banho.

Barreira D'água



Nos seus quase 10 km de extensão estão alguns dos melhores hotéis da cidade. Por não ter estacionamento, é frequentada quase que exclusivamente pelos hóspedes - quem não está nos hotéis só chega a pé, a partir de Ponta Negra. Tem alguns trechos ruins para banho (há muitos recifes próximos à orla).

Nenhum comentário:

Postar um comentário