A Cidade
Um dos litorais mais famosos e mais procurados por brasileiros, e por um número cada vez maior de estrangeiros, a costa do Rio Grande do Norte faz uma esquina no Atlântico, no alto do Brasil, e oferece aos visitantes paisagens deslumbrantes, banhadas por águas claras e mornas, onde é comum, durante os períodos de maré baixa, relaxar em uma piscina natural formada pela água do mar.
A capital do estado, Natal, reúne praias belíssimas, dunas e rica cultura. A cidade tem esse nome porque, no dia 25 de dezembro de 1597, o Almirante Antônio da Costa Valente e seus homens adentraram a barra do Rio Potengi, depois de várias tentativas de colonização frustradas. Tal data tornou-se o aniversário da capital. No período da invasão holandesa (entre 1633 e 1654), foram feitas várias benfeitorias na região. Mais tarde, na Segunda Guerra Mundial, a cidade serviu como base do patrulhamento do Atlântico Sul, principalmente por parte dos americanos, o que lhe proporcionou grande crescimento. Com o fortalecimento de sua economia e do turismo, a cidade passou a exibir uma das melhores qualidades de vida e estrutura urbana do Nordeste brasileiro.
Quem tiver a sorte de aproveitar os quatro jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014 na capital potiguar corre o risco de esquecer do futebol e se deixar levar para destinos imperdíveis, como a praia da Pipa, a pouco mais de 50 quilômetros ao sul, onde é possível avistar golfinhos e aproveitar as grandes ondas que atraíram os surfistas para o local ainda na década de 1970.
Cerca de 40 quilômetros à frente, mais um espetáculo aguarda o visitante: a Baía Formosa encanta com sua formação de falésias e dunas brancas. O local ainda não foi completamente descoberto, por isso preserva partes quase intocadas.
Maior produtor de sal do Brasil, o Rio Grande Norte encanta os turistas com dunas altas e incrivelmente brancas, que ajudam a marcar o contraste deslumbrante entre o azul do céu e o verde do mar. Além dos mais de 400 quilômetros de praias e paisagens que encantam os visitantes, o Rio Grande do Norte conta com boa infraestrutura hoteleira e de serviços.
Foto: Portal da Copa/ME
Culinária
A culinária do Rio Grande do Norte é farta em pratos criados à base de frutos do mar. O camarão, o carro-chefe, tem até um festival anual em Natal, a Fenacam. Preparado com cajá e ingredientes da terra, é apresentado em receitas deliciosas. A tapioca e os sorvetes de frutas da região também estão entre as delícias locais.
A caranguejada é outro prato fartamente oferecido nos restaurantes do litoral. Seu preparo segue diversas receitas, inclusive internacionais, mas as duas mais preparadas são à base de leite de coco ou simplesmente cozido com sal. O melhor período para apreciá-lo é entre junho e agosto.
Festas Populares
Como nem só de praia vive o estado, o turista que chega ao Rio Grande do Norte em junho vai aproveitar os grandes arraiais no sertão e mesmo nas praias. Em São Miguel do Gostoso, por exemplo, fica um dos mais conhecidos no Estado. Outro São João muito procurado pelos turistas brasileiros e pelos potiguares fica em Extremoz, no litoral Norte (próximo a Genipabu). Em janeiro, a festa de navegantes também atrai milhares para assistir à procissão no mar e participar dos shows e apresentações de grupos típicos.
População: 803.739 habitantes
Altitude: 45 m
Área: 167.160 km2
Código de área: (84)
Tensão elétrica: 220 V
Clima: Tropical úmido.
Temperatura: média de 28 °C
Vegetação: Manguezais, florestas subperenifólias e tabuleiros litorâneos
Altitude: 45 m
Área: 167.160 km2
Código de área: (84)
Tensão elétrica: 220 V
Clima: Tropical úmido.
Temperatura: média de 28 °C
Vegetação: Manguezais, florestas subperenifólias e tabuleiros litorâneos
Feriados locais
6 de janeiro: Dia dos Reis Magos
21 de novembro: Dia de Nossa Senhora da Apresentação
6 de janeiro: Dia dos Reis Magos
21 de novembro: Dia de Nossa Senhora da Apresentação
Centro de atendimento ao turista
(84) 3232-2519
(84) 3232-2519
Posto para câmbio
As agências de turismo, os shoppings e o aeroporto oferecem casas de câmbio.
As agências de turismo, os shoppings e o aeroporto oferecem casas de câmbio.
Fonte: Ministério da Turismo
HOTEL VILLAGE NATUREZA BEACH RESORT
- Rodeada por floresta tropical, esta estância balnear está localizado no Canto de Praia do Madeiro, considerada a praia mais bonita do Rio Grande do Norte e um dos melhores em todos Brasil. Os hóspedes podem escolher entre uma moradia de quarto, padrão ou suite. O restaurante do hotel oferece uma vista deslumbrante do oceano com um cardápio variado oferecendo o melhor da cozinha local e internacional. Comodidades do hotel incluem um bar em frente à praia, espreguiçadeiras e uma piscina.
MANARY PRAIA HOTEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário