A Cidade
Cuiabá, capital do Mato Grosso, está situada no exato local onde se situa o Centro Geodésico da América do Sul, ou seja, na parte mais central do continente. Pode ser considerada, portanto, o coração do continente. A realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Cuiabá, cidade com quase 600 mil habitantes, oferece uma grande oportunidade para quem quer conhecer uma natureza exuberante. A capital do estado de Mato Grosso é porta de entrada para três dos principais biomas do Brasil: o Cerrado, o Pantanal e a Amazônia, destinos turísticos que atraem os amantes do contato direto com a flora e a fauna. Viajando alguns quilômetros por estradas, é possível pescar e conhecer a vida selvagem do maior santuário ecológico do planeta, o Pantanal, ou os cenários de pedra e as cachoeiras da Chapada dos Guimarães, a menos de 70 km da cidade.
Mas não é apenas no entorno que Cuiabá guarda seus encantos. A própria cidade reserva surpresas, como o centro histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ainda preservadas, as primeiras vias urbanas remontam à descoberta de ouro às margens do córrego da Prainha, em 1722.
Embora tenha durado apenas oito anos, a mineração foi um importante estímulo para a primeira leva de povoamento da região. Já em meados do século XX, a ocupação foi impulsionada pela “Marcha para o Oeste”. Em 1970, um novo ciclo de colonização foi motivado pelos projetos de desenvolvimento da Amazônia. Atualmente, o município desponta como uma potência agropecuária, com recordes nacionais de produção de soja, algodão e milho. O destino tem sido bastante procurado para o turismo de negócios e eventos. Quem vai a passeio não pode deixar de visitar o Museu Rondon do Índio, que possui acervo de várias etnias indígenas que há séculos habitam a região, e o Museu de Pedras Ramis Bucair, que reúne rochas, pedras preciosas e semipreciosas, além de peças de arqueologia.
Clima: Tropical quente e úmido
Temperatura média anual: 24ºC
Vegetação: Cerrado
Altitude: 165 metros
População: 551.098 habitantes
Área: 3.538 km²
Código de área: 65
Tensão elétrica: 220 V
Temperatura média anual: 24ºC
Vegetação: Cerrado
Altitude: 165 metros
População: 551.098 habitantes
Área: 3.538 km²
Código de área: 65
Tensão elétrica: 220 V
Feriados locais
8 de abril: Aniversário da cidade
20 de novembro: Dia da Consciência Negra
8 de abril: Aniversário da cidade
20 de novembro: Dia da Consciência Negra
Centro de atendimento ao turista
Disque Turismo
(65) 3623-0000
Disque Turismo
(65) 3623-0000
Postos de câmbio
As casas de câmbio podem ser localizadas no centro da cidade, em algumas agências de turismo, nos shoppings e no aeroporto.
As casas de câmbio podem ser localizadas no centro da cidade, em algumas agências de turismo, nos shoppings e no aeroporto.
Fonte: Ministério do Turismo
Hotel Deville Cuiabá
Hotel Golden Tulip Pantanal
DELCAS HOTEL
GLOBAL GARDEN HOTEL
Muitos Investimentos para ampliação do aeroporto
O Aeroporto Internacional de Cuiabá é considerado pequeno. No primeiro andar estão o portão de desembarque, os guichês para check-in, caixas automáticos, locadoras de carro eCentro de Atendimento ao Turista. No segundo andar, está a praça de alimentação com destaque para A Casa do Pão de Queijo. Nesse andar também são encontradas algumas lojas.
Eleito o pior aeroporto dentre os 15 terminais que deverão atender à demanda da Copa de 2014, o Marechal Rondon, em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá) está com obras de ampliação e reforma atrasadas. A Infraero já assegurou a entrega das obras no prazo e afirmou que o ritmo de execução das obras deve se incrementar com a chegada, em breve, de equipamentos que devem implementar um novo sistema de serviço aeroportuário. O croqui do novo aeroporto inclui mudanças como um novo setor de desembarque e a implementação de quatro sistemas de fingers (pontes de acesso às aeronaves).
"Pior da Copa"
A pesquisa colheu a opinião de passageiros de todos os aeroportos das 12 cidades-sede e de outros três que deverão auxiliar a atender a demanda de tráfego aéreo na época. Foram ouvidos 21 mil passageiros no primeiro trimestre deste ano que opinaram sobre 41 itens, como limpeza de banheiros, tempo de espera em filas, segurança, qualidade das informações repassadas, cortesia dos funcionários, valor de produtos de alimentação, custo de estacionamento e acesso à internet.
Além de ter recebido a pior média geral de desempenho operacional, o aeroporto é o pior em seis dos 34 quesitos em que foi avaliado. São eles: disponibilidade de ruas de acesso para embarque e desembarque dos passageiros; tempo gasto nas filas dos sistemas que permitem realizar o check-in via autoatendimento; cortesia dos funcionários da inspeção de segurança; rigor na segurança; atendimento por parte dos funcionários do próprio aeroporto; e conforto térmico proporcionado pelas instalações.
Grandes Obras
Novo Projeto do aeroporto
Com as obras, o aeroporto incrementará sua capacidade total de 2,5 milhões de passageiros ao ano para 5,7 milhões. A expectativa é de que, em 2014, a demanda anual na unidade seja de 3 milhões de passageiros. Atualmente, a demanda situa-se na casa dos 2,6 milhões, mas o superintendente do terminal, João Marcos Coelho, explica que devem ser considerados os picos de movimentação e a sazonalidade.
Restaurantes
O melhor restaurante do centro-oeste fica aqui. É o contemporâneo Mahalo (65/30287700), premiado com duas estrelas pelo Guia Brasil 2014. O cardápio tem base francesa, mas os pratos incluem ingredientes tipicamente nacionais (carré de cordeiro com purê de queijo), além de peixes do pantanal e ervas produzidas na chapada dos Guimarães. Outra pedida é o Regionalíssimo (65/3623-6881), de comida típica do pantanal. Há receitas como ventrecha (costela) de pacu e arroz com pequi.
|
Conforto e comidas deliciosas no Mahalo
Com um ar rústico, as comidas costumam agradar os visitantes
Passeios
Igreja do Rosário e São Benedito
A mais antiga de Cuiabá, construída por escravos no Século XVIII,
apresenta arquitetura colonial, com altares em talha dourada, tombada
pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em junho, é palco da
Festa de São Benedito. É considerada uma das mais belas de Cuiabá e, por
estar situada no Morro do Seminário, pode ser vista de diferentes
pontos da cidade. O prédio, de estilo neogótico, tem arquitetura
semelhante à legendária catedral de Notre Dame, de Paris. Ao lado, fica o
Museu de Arte Sacra, antigo Seminário da Conceição.
Museu de Pedras Ramis Bucair
Reúne rochas, pedras preciosas e semipreciosas e centenas de peças de
arqueologia – entre as quais o fêmur de um tiranossauro com mais de 100
milhões de anos e machados de pedra da época neolítica, descobertos na
região. Rua Galdino Pimentel, 195 - Centro. Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta das 7h às 11h e das 13h às 16h.
Chapada dos Guimarães
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é caracterizado por gigantescas esculturas de pedra, um céu multicolorido e um corredor eletromagnético. É um antigo pasto de dinossauros com 46 sítios arqueológicos catalogados em 33 mil hectares de área onde estão gravadas inscrições e pinturas rupestres. O parque é considerado um museu a céu aberto com ossos de dinossauros do período Jurássico, fósseis de inúmeros outros animais e conchas. O Parque está sobre uma das antigas placas tectônicas do planeta. A vegetação é o Cerrado, com árvores contorcidas e uma grande variedade de espécies de flores perfumadas. Também é considerado uma farmácia a céu aberto porque possui centenas de ervas medicinais, todas ameaçadas de extinção. A fauna tem como representantes principais os cágados e o jacaré-coroa, além do lobo-guará, veado-campeiro, gato-palheiro, tamanduá-bandeira e tatu canastra. De maio a setembro, época da seca, as trilhas são acessíveis, mas entre dezembro e abril chove muito na região e as trilhas ficam muito perigosas. Entre os locais mais visitados estão cachoeiras (Véu da Noiva, Cachoeirinha), sítios arqueológicos e monumentos históricos. O Parque é aberto à visitação todos os dias da semana, das 8h às 17h. O município Chapada dos Guimarães fica a nove quilômetros do parque.
Centro Geodésico da América do Sul
A cidade de Cuiabá fica na parte mais central da América do Sul, exatamente no seu centro geodésico, sendo, portanto a cidade do coração da América do Sul. O marco do centro geodésico está na atual praça Pascoal Moreira Cabral, a 15º35’56” de latitude sul e a 56º06’55”, local determinado por Marechal Cândido Rondon, em 1909 e confirmado pelo Exército Brasileiro, em 1975. A praça era conhecida como Campo d'Ourique, era o local onde castigavam escravos e também realizavam as cavalhadas e touradas. O marco simbólico com as coordenadas gravadas foi construído em alvenaria pelo artesão Júlio Caetano, ainda em 1909. Atualmente, um obelisco com 20 metros de altura, todo em mármore, preserva o marco original, protegido por vidros.
Memorial da Água
Inaugurado em maio de 2008, depois da revitalização das Estações de Tratamento de Água. São obras dos anos de 1940 e 1970 que continuam em funcionamento e, ao mesmo são espaço de visitação. O Memorial busca ressaltar a importância da água na vida urbana, destacando todo o processo tratamento, desde a captação até a distribuição, e também a necessidade da preservação ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário