Pesquisar neste blog

Manaus

A Cidade

O Amazonas é o maior estado brasileiro e um dos locais mais famosos em todo o mundo por estar localizado em meio à maior floresta tropical do planeta. Com mais de 1,5 milhão de km2, sua área equivale ao território somado da França, Espanha, Suécia e Grécia. Por outro lado, tem uma das menores densidades demográficas do Brasil: 2,23 habitantes por km2, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conta com recordes brasileiros e mundiais em seu território: O pico da Neblina é o ponto mais alto do país, e o rio Amazonas é o mais caudaloso.
A preocupação com um desenvolvimento sustentável e com a preservação deste patrimônio da humanidade é uma das principais diretrizes que nortearam o projeto econômico do Amazonas na última década. Sua capital, Manaus, receberá quatro partidas da primeira fase da Copa do Mundo da FIFA 2014 está entre as cidades brasileiras que mais tem crescido no país e ocupa hoje o posto de sexta mais rica do Brasil.
O estado é um dos mais preservados do país, com áreas protegidas, parques e reservas florestais. Na última década, temas como a o desenvolvimento sustentável e a preservação da Floresta Amazônica estiveram entre as principais diretrizes do estado, com incentivos a projetos econômicos que valorizam produtos locais, piscicultura, agroindústria e produção rural.
Por ser a porta de entrada para a região, Manaus é uma das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior. Localizada na junção dos rios Negro e Solimões, foi o centro da cultura da borracha entre 1879 a 1912. Durante essa fase, passou por um grande desenvolvimento econômico, social e cultural que até hoje pode ser observado em monumentos de grande beleza, como o Teatro Amazonas e o Mercado Municipal, dois dos ícones desse momento da história local.
Hoje a cidade equilibra a economia entre a produção industrial e o cuidado com o meio ambiente, que tanto orgulha os manauaras, como são conhecidos os habitantes da cidade. Além da indústria, o turismo, principalmente de negócios e aventura é outro dos motores econômicos da capital amazonense. Além de uma grande rede hoteleira e de restaurantes onde figuram, com destaque, pratos preparados à base de peixes amazônicos como o tucunaré e o pirarucu, Manaus oferece confortáveis e até luxuosos hotéis de selva localizados na sua área metropolitana, ideais para os amantes da natureza.
Para os praticantes do ecoturismo, poucos destinos são tão encantadores. A cidade conta com importantes parques e reservas e a possibilidade de avistar centenas de espécies típicas da região, como o peixe-boi-amazônico, as araras e centenas de outros. A riqueza hídrica única proporciona fenômenos como o Encontro das Águas, quando as águas barrentas do rio Solimões se misturam às escuras do Rio Negro.


Foto: Embratur



População
: 1.802.014 habitantes
Área: 11.401,077 km2
Código de área: 92
Tensão elétrica: 110 V

Feriados locais
5 de setembro: Comemoração da Elevação do Amazonas à categoria de província
24 de outubro: Aniversário de Manaus
8 de dezembro: Dia de Nossa Senhora da Conceição (padroeira do Estado do Amazonas)
Página oficial da cidade e de órgãos de turismo
www3.manaus.am.gov.br
visitamazonas.am.gov.br
Centro de atendimento ao turista - CAT
Aeroporto Internacional de Manaus
Diariamente de 7h às 23h
Av. Santos Dumont, s/n - Tarumã
(92) 3652-1120 / 0800-280-88-20
Próximo ao Teatro Amazonas
2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 8h às 12h
Av. Eduardo Ribeiro, 666 - Centro
(92) 3622-0767
Amazonas Shopping Center
2ª a sábado, das 9h às 22h. Domingos e feriados, das 15h às 21h
Av. Djalma Batista, 482 - Chapada
(92) 3236-5154
Porto de Manaus
Rua Marquês de Santa Cruz, armazém 07 (terminal regional) - Centro
Porto de Manaus
Em operação apenas quando da chegada de navios de cruzeiro
Rua Marquês de Santa Cruz, armazém 10 (terminal internacional) - Centro
Rodoviária – Trailer
2ª a sábado, das 8h às 12h
Rua Recife, s/n - Bairro Flores
Postos para Câmbio
Casas de câmbio estão disponíveis no centro de Manaus, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e em shoppings da cidade.




TROPICAL MANAUS


  • Este luxuoso resort ecológico está localizado no coração da majestosa Floresta Amazônica, nas margens do Rio Negro. Uma experiência inesquecível, o Tropical Manaus oferece acomodações de luxo em meio a um cenário de tirar o fôlego. O resort fica a apenas 10 km do Aeroporto Internacional Brigadeiro Eduardo Gomes e a menos de 20 quilômetros do centro de Manaus.Perfeito para uma experiência de aventura na Amazônia, o hotel tem 609 quartos e amplas instalações. Os hóspedes podem relaxar no grande complexo de piscinas ou explorar a floresta. O eco-resort tem vários restaurantes, como o Restaurante Tucano, o Karu Grill Restaurante, Café do Brasil e o Lobby Bar, que oferecem os prazeres da culinária Brasileira e Internacional.



SAINT PAUL APART SERVICE

O Hall do hotel
  • Conforto, bem-estar, requinte e classe é a combinação perfeita para todos os hóspedes do Saint Paul Apart Hotel. O hotel possui 70 apartamentos com Internet, TV a cabo, frigobar; estacionamento coberto, Fitness Center, Piscina e Sauna, vigilância e segurança 24h. O hotel conta com um restaurante que serve os pratos mais saborosos da culinária regional, acompanhados de drinks, aperitivos, sucos e as bebidas mais refinadas. Próximo as maiores atrações turísticas de Manaus, como o Largo de São Sebastião e o Teatro Amazonas, símbolo maior da Belle Epoque Amazonense, além de variadas opções de compras e lazer. 

SLEEP INN MANAUS
  • Localização privilegiada na principal avenida de acesso ao Distrito Industrial, ao lado do Shopping Studio 5. Apartamentos com cama padrão americano, internet banda larga, secador de cabelo, ar condicionado, frigobar abastecido, cofre digital, e bancada para trabalho. Nas áreas sociais o hotel dispõe de piscina, fitness center, business center, internet wi-fi. Serviços de abertura de cama e equipamento de chá são oferecidos apenas na categoria apartamento luxo. 
MERCURE APARTMENTS MANAUS

  • O Hotel Mercure Manaus está localizado no bairro Adrianópolis, na capital do Amazonas, próximo à importante Avenida André Araújo, com grandes empresas, shoppings, comércio e bancos. O hotel fica a 2 minutos do novo Manauara Shopping e a 10 minutos do Aeroporto Internacional. Fácil acesso ao Porto de Manaus, Teatro Amazonas e a Central de Artesanato Branco e Silva, onde se destacam diversos itens produzidos com matéria prima local.

BLUE TREE PREMIUM MANAUS


  • A experiência de ficar em um dos hotéis mais charmosos de Manaus é inesquecível. Localizado a 500 metros do Manauara Shopping e a 20 minutos do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, o Blue Tree Premium Manaus oferece muito conforto, estilo e hospitalidade única, característica da Blue Tree Hotels. Os 174 confortáveis apartamentos do Blue Tree Premium Manaus estão divididos nas categorias Luxo, Luxo Premier, Suite Master e Suite Presidencial. Todo o charme e requinte da culinária amazônica você encontra no restaurante Blue Garden. Em um ambiente aconchegante, com decoração em estilo moderno e padrão internacional de serviço, você vai se deliciar com os pratos regionais de requinte internacional. 
NOVOTEL MANAUS

  • O hotel Novotel Manaus é um hotel 4 estrelas, ideal para viagens de negócios ou de lazer à cidade de Manaus. Está localizado a 10 min. do centro da cidade e a 20 min. do aeroporto internacional, em uma área tranqüila e próxima das principais atrações turísticas da cidade. Oferece 166 quartos com ar-condicionado, frigobar, telefone com discagem direta e TV a cabo, além de 9 salas de reuniões para conferências e seminários, estacionamento externo, fitness center, piscina, restaurante, bar e 2 quadras de tênis.

HOLIDAY INN MANAUS

  • O hotel Holiday Inn é um dos hotéis mais novos de Manaus. Com um novo e moderno visual que reflete o novo momento da rede. 

COMFORT HOTEL MANAUS
Hall de Entrada
  • O Comfort Hotel Manaus apresenta infra-estrutura moderna e confortável para sua hospedagem na cidade. Descanse em apartamentos equipados com mesa de trabalho e internet banda larga cortesia, cofre digital, Tv de LCD 32”, frigobar completo, ar condicionado tipo split com controle remoto, rádio relógio, fechadura eletrônica com cartão magnético, secador de cabelos e camas box spring. Oferecendo ainda acomodações adaptadas para portadores de necessidades especiais e para não-fumantes. Os momentos de lazer podem ser desfrutados na piscina e fitness center climatizado. Para relaxar o hotel dispõe do Lobby Bar e conta ainda com o Restaurante ""Origens"" com serviço de café da manhã, almoço, jantar e room service 24h. O hotel disponibiliza ainda facilidades como as salas de eventos moduláveis com isolamento acústico para até 300 pessoas em auditório e business center. 
CAESAR BUSINESS MANAUS

  • A cidade de Manaus é o portão de entrada para a maior floresta tropical do planeta: a Floresta Amazônica. O Caesar Business Manaus Amazonas alia modernidade, qualidade de serviços e tecnologia no melhor hotel Business Class, idealizado para atender aos dinâmicos executivos que viajam a trabalho. Localizado em uma das regiões mais nobres da cidade de Manaus, próximo a sedes de empresas, shoppings e principais pontos turísticos. O hotel fica a 10 minutos do Distrito Industrial e a 25 minutos do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. 

ADRIANOPOLIS APART SERVICE

  • São 100 apartamentos de alto nível, compostos por salas confortáveis, cozinha, varanda, ar-condicionado e vigilância eletrônica 24h. As instalações são equipadas com internet banda larga, TV a cabo, cofre individual e estações de trabalho. As salas de convenções tem capacidade para acomodar 150 pessoas, tornando-se um lugar ideal para realização de grandes encontros comerciais, reuniões empresariais, seminários, palestras, workshops e convenções. O hotel esta próximo a diversos shoppings, boates e restaurantes. Uma variedade de opções para lazer, compras e alimentação. 
HOTEL MILLENNIUM

  • Localizado no coração de negócios de Manaus, o Century Apart Hotel alia a praticidade de um multiplex com o atendimento impecável da Rede Manaus Hotéis. Apartamentos com acesso a Internet Wi-Fi ou a cabo, TV a cabo, Room Service, cofre eletrônico, frigobar, forno de microondas, telefone, ar condicionado (split) e varanda com vista privilegiada. Piscina adulta e jacuzzi na cobertura, com belíssima vista para o Parque dos Bilhares e diversos pontos da cidade de Manaus. Sauna e academia totalmente equipada Reebok e em breve, inauguração do SPA, com opções de massagens relaxantes, tratamentos de cabelo, manicure e pedicure para executivos, noivas e muito mais. Acesso ao Millennium Shopping e à Torre Medical, com consultórios de diversas especialidades. Ao lado do Parque dos Bilhares, com variadas opções de lazer, esportes, shows e entretenimento. 
ARIAÚ AMAZON TOWERS

  • Hotel Ariaú Amazon Towers, localizado a 60 km de Manaus - esta construído na copa das árvores sobre palafitas. O hotel possui apartamentos em categoria superior com decoração rustica, e exóticas Casas de Tarzan nas frondosas árvores localizadas na propriedade. Seis Km de passarelas que conectam as torres e os aptos, para que os clientes explorem e entrem em contato com a maior biodiversidade do Planeta. Pacotes diários incluem transfers e alimentação mais passeios eco turísticos. 
PARK SUITES MANAUS

  • Localizado às margens do Rio Negro, o Park Suites Hotel oferece uma experiência memorável da Amazônia. O hotel tem 247 quartos climatizados que estão equipados com mini bar, secretária eletrônica, acesso à Internet sem fio, TV a cabo e cofre eletrônico. Os hóspedes podem usufruir do serviço de lavandaria e room service 24 horas. Outras comodidades do hotel incluem uma piscina, estacionamento e loja de artesanato. 



Aeroporto cercado por verde
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes está situado a 14 km do centro da cidade de Manaus. O aeroporto foi construído seguindo os mais avançados padrões da aviação civil da época. Por décadas permaneceu como um dos mais modernos complexos aeroportuários brasileiros. O terminal de passageiros 1, com estrutura em concreto armado, foi o primeiro do país a operar com pontes de embarque e desembarque de passageiros.
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes possui dois terminais de passageiros, um para atender a aviação regular (nacional e internacional) e o outro a aviação regional. Também dispõe de um complexo de logística de carga, implantado em três etapas, sendo o Terminal de Logística 1 inaugurado em 1976, o Terminal de Logística 2 em 1980 e o Terminal de Logística 3 em 2004.
O Terminal de Passageiros I, que atende à aviação regular (nacional e internacional), dispõe de seis pontes de embarque/desembarque, sendo cinco fixas e uma móvel, três salas de desembarque doméstico e uma sala de desembarque internacional, quatro salas de embarque para voos domésticos e uma sala de embarque para voos internacionais, balcões de check-in, estacionamento e guaritas de segurança. No saguão são oferecidos aos clientes e usuários do aeroporto uma diversidade de produtos e serviços, como balcão de informações, centro de atendimento ao turista, locadoras de veículos, táxis especiais, agências de turismo, perfumaria, artesanatos, lanchonetes, serviços bancários, bomboniérie, guarda-volumes, banca de revista e artigos para presente.

Para atender a demanda crescente da aviação regional, foi construído o Terminal de Passageiros 2, o “Eduardinho”, inaugurado em 12 de março de 1985. O novo terminal foi construído em uma área anexa ao Terminal de Passageiros 1. O Eduardinho dispõe de completa infraestrutura para atender os passageiros da aviação regional, fundamental para a integração da Região Amazônica.

Ele dispõe de uma sala de embarque e uma sala de desembarque, sala vip e em seu saguão oferece aos usuários os seguintes serviços e produtos, como balcão de informações, serviços bancários, guarda-volumes, locadora de veículos, lanchonete, táxis especiais e banca de revista.
A média diária de operações de voos é de 110, entre pousos e decolagens.
Esse mês 65% das obras estão concluídas

No Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em seus dois terminais de passageiros, operam companhias aéreas nacionais e internacionais.
No Terminal de Logística 1 funcionam as atividades de internação, exportação e recebimento de cargas nacionais, enquanto que no Terminal de Logística 2 são realizadas as operações de importação. Atualmente, o Terminal de Logística 3 está sendo completamente reestruturado, recebendo equipamentos de avançada tecnologia, para futuramente concentrar as atividades de importação.
O Terminal de Logística 3 foi inaugurado em 14 de dezembro de 2004, com presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, elevando a capacidade de armazenagem do aeroporto.
Ao longo de sua existência o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes recebeu obras que proporcionaram melhorias em suas instalações, como recapeamento da pista de pouso, ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves do Terminal de Passageiros 1, recuperação do pátio do Terminal de Logística e construção via de acesso para os Carros de Combate à Incêndio (CCI), modernização do saguão e adequação da infraestrutura para atendimento aos portadores de necessidades especiais.
Mesmo com essas obras, o aeroporto precisa de investimentos em infraestrutura para atender o aumento crescente do fluxo de passageiros. Por esse motivo, a Infraero planeja ampliar e modernizar o Terminal de Passageiros 1, que terá a área duplicada, passando dos atuais 44.000 m² para 89.000 m², elevando a capacidade para 13 milhões de passageiros/ano.
O projeto prevê a disposição do embarque e desembarque em pisos diferentes, elevação do número de vagas no estacionamento, acréscimo de duas pontes de embarque que passarão de 6 para 8. Também estão planejados a substituição completa dos revestimentos, instalações, adequação as novas normas de acessibilidade, melhoria do eixo viário, estacionamento coberto e paisagismo completo.
Atualmente, Junho de 2013, as Obras estão 65% concluídas.

Restaurantes



A maior parte dos restaurantes fica nos bairros de Adrianópolis e Nossa Senhora das Graças. Nesse miolo, a boa é conhecer o Banzeiro(92/3234-1621), de comida típica do Amazonas, como a costela de Tambaqui acompanhada de baião de dois. O Village Casa das Comidas (92/3234-3296) que tem receitas tradicionais e pratos da região como o pirarucu com crosta de castanha. Se quiser uma refeição rápida, prove o X - caboclinho encontrado em qualquer lanchonete da cidade. A receita não tem segredo: no meio do pão francês se colocam lascas da fruta tucumã. Os melhores locais são Café Regional Joelza, na colônia da Terra, o Café Regional Priscila, o Café Regional Tapiri e Waku Sese Açaí café





Banzeiro e Village tem comidas típicas da região



O x-caboclinho é encontrado em qualquer lanchonete da cidade


Passeios

Teatro Amazonas



Inaugurado em 1896, é a expressão mais significativa da riqueza da região durante o Ciclo da Borracha. A cidade era uma das mais prósperas do mundo, embalada pela riqueza advinda do látex da seringueira, produto altamente valorizado pelas indústrias europeias e americanas. Por isto, necessitava de um lugar onde pudessem se apresentar as companhias de espetáculos estrangeiras e a construção do teatro, assim, era uma exigência da época. O projeto arquitetônico escolhido foi o de autoria do Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa e hoje é o principal patrimônio cultural arquitetônico do Amazonas, tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN em 28 de novembro de 1966.

Parque Nacional do Jaú



É o maior Parque Nacional do Brasil e o maior Parque do mundo em floresta tropical úmida contínua e intacta. O Parque Nacional do Jaú está localizado nos municípios de Novo Airão e Barcelos, a 220 km de Manaus, em linha reta. Sua denominação deriva de um dos maiores peixes brasileiros, o Jaú (do tupi, ya'ú), que também cede seu nome ao principal rio do Parque. Em 2000, o parque foi inscrito pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial.

Encontro das Águas



O encontro das águas entre os rios Negro e Solimões é coberto de excepcionalidades e singularidades. Um dos principais destaques são o volume e a vazão das águas dos dois rios no momento do encontro. A força e grandeza são tão expressivos que, certamente, trata-se do maior encontro de águas do mundo, pois são mais de 10 quilômetros de distância entre o ponto onde as águas se encontram até a diluição total entre elas. Os primeiros três quilômetros são marcados por uma linha quase rígida onde, à margem direita estão as águas claras e barrentas do Solimões e à esquerda, as escuras e transparentes do Rio Negro. Por seu valor paisagístico, o IPHAN considerou-o como patrimônio nacional.

Centro-Histórico de Manaus



O centro histórico de Manaus  apresenta uma fração urbana formada por edificações do período áureo da borracha, mesclada a edifícios modernos. Representa um dos maiores testemunhos de uma fase econômica ímpar no Brasil. Cidades como Manaus, Belém (PA) e Rio Branco (AC), são exemplos da ocupação e do desenvolvimento da região Norte, quando a exploração do látex proporcionou o incremento da industrialização em escala mundial. Por seu valor cultural, o Centro foi tombado pelo IPHAN em 2012.

Mercado Adolpho Lisboa



O Mercado Municipal Adolpho Lisboa, um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais em Manaus, foi construído no período áureo da borracha. Por ser um dos principais exemplares da arquitetura de ferro sem similar em todo mundo, foi tombado em 1º de julho de 1987 pelo IPHAN. Sobre a bandeira do portão principal, existe uma cartela cravada com o nome Adolpho Lisboa que, na época da construção, era prefeito da cidade de Manaus. Posteriormente Lisboa deu o nome ao mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário