A Cidade
O Brasil começou pela Bahia. Foi em Porto Seguro, no sul do Estado, onde hoje é a Baía de Cabrália, que Pedro Álvares Cabral aportou em busca de um “porto seguro” para as naus portuguesas. Foi lá a celebração da primeira missa que marcou a chegada dos portugueses ao País, em 1500. As primeiras vilas surgiram ali e a primeira capital brasileira foi Salvador, detentora hoje de uma cultura rica e conhecida no mundo todo.
A Baía de Todos os Santos, onde fica a capital Salvador, só foi abordada pelos portugueses em 1501. Ali, Américo Vespúcio se estabeleceu e fez surgir a cidade que viria a ser a mais importante do Brasil durante quase todo o período da colonização. A Bahia se tornou o quartel-general português, de onde se estendia à resistência às diversas tentativas espanholas de tomar as terras da coroa.
Também está em Salvador o maior número de descendentes das diversas nações africanas fora da África. Mais de 80% dos soteropolitanos são afrodescendentes e sua influência se faz sentir hoje em todos os aspectos da vida na cidade, da comida à musicalidade inerente aos baianos. Salvador é uma das 12 sedes da Copa. A Arena Fonte Nova, inteiramente remodelada, receberá três partidas da Copa das Confederações e seis jogos do Mundial de 2014.
Deixando a capital, a Bahia oferece incontáveis praias ao longo de mais de mil quilômetros de litoral, entrecortado por matas, lagoas e acidentes geográficos que tornam suas paisagens inesquecíveis. O estado oferece roteiros organizados e muito bem estruturados para receber turistas: de resorts luxuosos e de padrão internacional, à pousadas mais simples em vila de pescadores.
No interior, reservas ecológicas atraem aqueles que buscam roteiros de aventura e ecoturismo, como a Chapada Diamantina. Ainda no sertão, cresce o enoturismo no Vale do Rio São Francisco, feito até pouco tempo considerado impossível, uma vez que o clima tropical e seco nunca havia sido adequado para o cultivo de vinhedos. Hoje a região já produz 15% do vinho brasileiro, atrás do Vale dos Vinhedos, no Sul, tradicional produtor.
Estado musical
A Bahia é um dos estados mais musicais do Brasil. A mistura entre as etnias negra, branca e indígena resultou numa grande riqueza de ritmos e gêneros, como o axé, o samba de roda, o pagode e a própria música popular brasileira (MPB). Até a carioquíssima bossa nova tem entre seus criadores e nomes mais conhecidos um baiano, João Gilberto, que encantou o mundo com seu jeito suave de cantar. No fim dos anos 1960 surgiu uma geração de intérpretes e compositores que revolucionariam a MPB. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethania e Gal Costa trouxeram uma nova forma de falar da Bahia e das coisas do País. Em paralelo, Os Novos Baianos, grupo composto por Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Dadi, Paulinho Boca de Cantor e outros viveu o auge do movimento hippie, tratando em suas letras de temas como o amor e a liberdade. Na Casa da Música da Bahia, localizada no Parque Abaeté, podem ser encontrados documentos que contam a história da música baiana. O acervo é composto por fotos, livros e instrumentos musicais.
Tempero africano
Quando se fala de gastronomia brasileira é impossível não se lembrar de quitutes como o acarajé, abará, caruru, vatapá, a farofa e o mungunzá. São todos pratos de origem africana e eram, originalmente, oferecidos às divindades nos cultos religiosos. Além de escravos, os traficantes que vinham vendê-los no Brasil também traziam para cá pimentas, banana e azeite de dendê. Com o trabalho das africanas nas cozinhas das famílias dos senhores, esses pratos e temperos foram se mesclando a outros de origem portuguesa. Instrumentos como as colheres de pau e as panelas de barro se tornaram comuns. E dessa saborosa combinação nasceu uma mesa cheia de cores, aromas e sabores.
População: 2.676.606 habitantes
Área: 693,292 km2 (Salvador)
Código de área: 71
Tensão elétrica: 110 V
Feriados locais
2 de julho: Dia da Independência da Bahia
8 de dezembro: Dia de Nossa Senhora da Conceição
2 de julho: Dia da Independência da Bahia
8 de dezembro: Dia de Nossa Senhora da Conceição
Página oficial da cidade e da secretaria de turismo
www.salvador.ba.gov.br
www.visitsalvadorbahia.com
www.salvador.ba.gov.br
www.visitsalvadorbahia.com
Centro de atendimento ao turista
Saltur: (71) 3176-4200
Bahiatursa: (71) 3489-9794
Saltur: (71) 3176-4200
Bahiatursa: (71) 3489-9794
Posto para câmbio
As casas de câmbio estão disponíveis na cidade, em agências de turismo, no aeroporto e nos shoppings.
As casas de câmbio estão disponíveis na cidade, em agências de turismo, no aeroporto e nos shoppings.
Fonte: Ministério do Turismo
MARAZUL HOTEL
HOTEL DEVILLE SALVADOR
|
MARAZUL HOTEL
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário