Pesquisar neste blog

Salvador

A Cidade

O Brasil começou pela Bahia. Foi em Porto Seguro, no sul do Estado, onde hoje é a Baía de Cabrália, que Pedro Álvares Cabral aportou em busca de um “porto seguro” para as naus portuguesas. Foi lá a celebração da primeira missa que marcou a chegada dos portugueses ao País, em 1500. As primeiras vilas surgiram ali e a primeira capital brasileira foi Salvador, detentora hoje de uma cultura rica e conhecida no mundo todo.
A Baía de Todos os Santos, onde fica a capital Salvador, só foi abordada pelos portugueses em 1501. Ali, Américo Vespúcio se estabeleceu e fez surgir a cidade que viria a ser a mais importante do Brasil durante quase todo o período da colonização. A Bahia se tornou o quartel-general português, de onde se estendia à resistência às diversas tentativas espanholas de tomar as terras da coroa.
Também está em Salvador o maior número de descendentes das diversas nações africanas fora da África. Mais de 80% dos soteropolitanos são afrodescendentes e sua influência se faz sentir hoje em todos os aspectos da vida na cidade, da comida à musicalidade inerente aos baianos. Salvador é uma das 12 sedes da Copa. A Arena Fonte Nova, inteiramente remodelada, receberá três partidas da Copa das Confederações e seis jogos do Mundial de 2014.
Deixando a capital, a Bahia oferece incontáveis praias ao longo de mais de mil quilômetros de litoral, entrecortado por matas, lagoas e acidentes geográficos que tornam suas paisagens inesquecíveis. O estado oferece roteiros organizados e muito bem estruturados para receber turistas: de resorts luxuosos e de padrão internacional, à pousadas mais simples em vila de pescadores.
No interior, reservas ecológicas atraem aqueles que buscam roteiros de aventura e ecoturismo, como a Chapada Diamantina. Ainda no sertão, cresce o enoturismo no Vale do Rio São Francisco, feito até pouco tempo considerado impossível, uma vez que o clima tropical e seco nunca havia sido adequado para o cultivo de vinhedos. Hoje a região já produz 15% do vinho brasileiro, atrás do Vale dos Vinhedos, no Sul, tradicional produtor.
Foto: Embratur


Estado musical

A Bahia é um dos estados mais musicais do Brasil. A mistura entre as etnias negra, branca e indígena resultou numa grande riqueza de ritmos e gêneros, como o axé, o samba de roda, o pagode e a própria música popular brasileira (MPB). Até a carioquíssima bossa nova tem entre seus criadores e nomes mais conhecidos um baiano, João Gilberto, que encantou o mundo com seu jeito suave de cantar. No fim dos anos 1960 surgiu uma geração de intérpretes e compositores que revolucionariam a MPB. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethania e Gal Costa trouxeram uma nova forma de falar da Bahia e das coisas do País. Em paralelo, Os Novos Baianos, grupo composto por Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Dadi, Paulinho Boca de Cantor e outros viveu o auge do movimento hippie, tratando em suas letras de temas como o amor e a liberdade. Na Casa da Música da Bahia, localizada no Parque Abaeté, podem ser encontrados documentos que contam a história da música baiana. O acervo é composto por fotos, livros e instrumentos musicais.

Tempero africano

Quando se fala de gastronomia brasileira é impossível não se lembrar de quitutes como o acarajé, abará, caruru, vatapá, a farofa e o mungunzá. São todos pratos de origem africana e eram, originalmente, oferecidos às divindades nos cultos religiosos. Além de escravos, os traficantes que vinham vendê-los no Brasil também traziam para cá pimentas, banana e azeite de dendê. Com o trabalho das africanas nas cozinhas das famílias dos senhores, esses pratos e temperos foram se mesclando a outros de origem portuguesa. Instrumentos como as colheres de pau e as panelas de barro se tornaram comuns. E dessa saborosa combinação nasceu uma mesa cheia de cores, aromas e sabores.

População: 2.676.606 habitantes
Área: 693,292 km2 (Salvador)
Código de área: 71
Tensão elétrica: 110 V

Feriados locais
2 de julho: Dia da Independência da Bahia
8 de dezembro: Dia de Nossa Senhora da Conceição
Página oficial da cidade e da secretaria de turismo
www.salvador.ba.gov.br
www.visitsalvadorbahia.com
Centro de atendimento ao turista
Saltur: (71) 3176-4200
Bahiatursa: (71) 3489-9794
Posto para câmbio
As casas de câmbio estão disponíveis na cidade, em agências de turismo, no aeroporto e nos shoppings.

Fonte: Ministério do Turismo

HOTEL DEVILLE SALVADOR



  • O Deville Salvador tem localização estratégica, a uma quadra da famosa praia de Itapuã, próximo das melhores praias das cidades e a 10 minutos do aeroporto. Em meio a um parque de 250 mil metros quadrados, sua bela arquitetura está mil metros quadrados, sua bela arquitetura está plenamente integrada a uma área de grande beleza natural com gramados, lagos, vegetação nativa, árvores e pássaros.vegetação nativa, árvores e pássaros. 

MARAZUL HOTEL



  • O Marazul Hotel está localizado em frente a praia do Porto da Barra, próximo a shopping centers, restaurantes, bares, teatros, museus e com fácil acesso ao Centro Histórico de Salvador.
  • VILA GALÉ SALVADOR

  •  
  • O Hotel está localizado em frente a praia de Ondina, numa das áreas nobres de Salvador. Tem fácil acesso aos principais pontos turísticos, shopping center, centro da cidade, bares e restaurantes.No total são 224 apartamentos sendo 24 suítes com hidromassagem, camas king size ou 2 camas queen size. Todos os apartamentos oferecem ar condicionado; frigobar; Tv 29” a cabo com controle remoto; workdesk com conexão direta para Internet; linha de telefone com voice mail; rádio relógio; cafeteira; cofre eletrônico individual e secador de cabelo.O Restaurante oferece uma carta internacional e comida tradicional brasileira. No Café da Manhã, os deliciosos beijus (tapiocas) feitos com carinho das baianas.Bar Piscina: Funciona a partir das 10h00, servindo petiscos e bebidas em geral.Nossa área de lazer é toda voltada para o mar. Dispomos de piscina com deck; fitness center com equipamentos modernos; jacuzzi ao ar livre e sauna a vapor; segurança com circuito fechado de TV; fax e xerox; fornecimento de toalhas para piscina, praia e sauna; gerador; lavanderia (terceirizada); garagem com manobrista; locadora de veículos e loja de conveniências. 
MONTE PASCOAL PRAIA HOTEL SALVADOR


  • Situado em um dos mais belos trechos do mar da Bahia, entre os dois cartões postais, o Cristo e o Farol da Barra. O Monte Pascoal Praia Hotel Salvador conta com uma localização privilegiada na orla de Salvador, cercada das melhores lojas, bares, restaurantes da moda e shopping-centers. Nosso hotel dispõe de 80 apartamentos, sendo 32 apartamentos categoria Luxo (frente mar), 48 apartamentos categoria standard (lateral mar) todos com 02 camas de casal tipo King-size.

  • CATUSSABA BUSINESS HOTEL

  •  
  • O Catussaba Business, é composto por 133 apartamentos, incluindo 03 suítes. O empreendimento oferece ainda uma maravilhosa área verde com piscina, deck bar, jardins, vias internas e estacionamento. Todos os apartamentos são servidos por facilidades que traduzem atualidade, inovação e conforto: Internet banda larga, mesa de trabalho com iluminação dirigida, Telefone com discagem direta, Fechadura a cartão com monitoramento permanente, TV LCD com canais a cabo, Ar condicionado, Frigobar, Cofre individual, Cama tipo Box spring, Varanda com rede, Banheiro com telefone e secador de cabelos. 

PESTANA BAHIA HOTEL


  • Localizado no tradicional bairro do Rio Vermelho, sobre o mar, o hotel é o maior e mais tradicional 5 estrelas de Salvador. Dispõe de 430 amplos apartamentos e suítes, todos equipados e com vista mar, incluindo internet banda larga. Os serviços incluem 2 restaurantes, bares, room service 24hs. lojas, programa executivo, piscina, fitness center, sauna, sala de massagem, jacuzzi, SPA, sala de jogos e acesso a piscina natural de Amaralina. O Centro de Convenções do hotel dispõe de 4.600 m2 de área para eventos,sendo 19 salas e área de exposições, para acomodar até 3.600 pessoas simultaneamente, além de Business Center
  • MERCURE SALVADOR PITUBA


O Caesar Business Salvador Bahia está localizado estrategicamente no Bairro da Pituba, bem ao lado da Av. Tancredo Neves, o mais importante pólo empresarial, econômico e financeiro da Bahia. Está a 30 minutos do Aeroporto Internacional de Salvador, cinco minutos do Centro de Convenções e 20 minutos do Centro Histórico da cidade. Salvador é uma cidade conhecida por sua cultura, hospitalidade, beleza natural, além das atrações turísticas e históricas, como por exemplo, o Pelourinho, Elevador Lacerda, e os 50 km de praias que atraem turistas do Brasil e de todo o mundo.

SOTERO HOTEL



  • O Sotero Hotel Salvador é uma ótima opção tanto para clientes que viajam a negócios como para os de lazer. O hotel apresenta 133 apartamentos de alto padrão, estando localizado próximo a Avenida Tancredo Neves, conhecida como o novo centro empresarial e financeiro da cidade, fácil acesso ao Aeroporto Internacional de Salvador e ainda nas proximidades da magnífica orla da capital baiana. 
  •  
  • CLUB MED ITAPARICA

  • Localizado na Ilha de Itaparica, o Village possui 330 apartamentos. O Village é pura animação, com muita dança e todos os esportes. O ambiente tem o colorido especial do Nordeste Brasileiro, um convite à alegria e ao bem-viver. Aqui se vive intensamente o melhor da Bahia. Destaque para as atividades de Trapézio, Tênis e Excursões.
ZANK HOTEL BOUTIQUE


  • Harmonizando com elegância e modernidade a arte de viver brasileira, o Zank Boutique Hotel propõe serviços exclusivos e personalizados. Seu design de interiores materializa atmosferas brasileiras, com uma seleção de mobiliário e objetos de criadores nacionais garimpados nos melhores antiquários e ateliês. Essas razões, além de uma localização e vista privilegiadas conferem ao Zank Boutique Hotel uma identidade própria e um charme irresistível.Situado no charmoso e histórico bairro do Rio Vermelho, tradicional balneário do final do século XIX e residência de grandes artistas e escritores contemporâneos, tais como Jorge Amado e Carybé, o Zank Boutique Hotel está a poucos minutos do centro histórico de Salvador. 
GOLDEN TULIP RIO VERMELHO



  • Com a mais bela vista para o mar de Salvador, o Golden Tulip Rio Vermelho está estrategicamente localizado no Morro do Conselho, próximo aos tradicionais pontos turísticos e área comercial da cidade. O hotel conta com 200 apartamentos, 6 salas de eventos, piscina, sauna, fitness Center, quadra de tênis, room service 24H, business Center, internet Wi-Fi e estacionamento. 
GRAN HOTEL STELLA MARIS RESORT E CONVENTIONS


  • O Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions é o primeiro hotel 5 estrelas da Rede Sol Express Hotéis & Resort. Localizado em frente à praia de Stella Maris, uma das melhores e mais bonitas praias de Salvador, caracteriza-se como um resort urbano. O Gran Hotel Stella Maris dispõe de 334 apartamentos, sendo uma suíte máster, dois apartamentos para portadores de necessidades especiais e uma suíte presidencial, além de apartamentos triplos e conjugados. Localizado na praia de Stella Maris, fica a 29 km do centro da cidade e do Centro Histórico (Pelourinho) e a 7km do Aeroporto Internacional de Salvador. No campo da gastronomia O Gran Hotel Stella Maris conta com 01 restaurante internacional com capacidade para 520 pessoas; 01 restaurante cozinha show de comida Italiana com capacidade de 160 lugares; 01 restaurante japonês com capacidade para 60 pessoas. Nossa área de lazer possui uma piscina semi-olímpica ao ar livre, para adultos e crianças, disponibilidade para esportes em geral e náuticos, entretenimento noturno no hotel, uma quadra poli- esportiva, uma quadra de squash, kids club, clube de saúde, salão de jogos, serviços de lavanderia, estacionamento com manobrista, táxi, convention center composto por 20 salões com capacidade para 2500 pessoas simultaneamente, sendo um para 1300 pessoas, e business center com internet. 
BAHIA OTHON PALACE


  • O charme irresistível do Hotel Bahia Othon Palace começa na sua localização: o alto de um rochedo, diante do mar azul turquesa da praia de Ondina, em Salvador. E foi essa paisagem de tirar o fôlego que os arquitetos Paulo Casé e Luís Accioly, responsáveis pelo projeto do hotel em Salvador, em momento inspiradíssimo, decidiram que seria desfrutada por todos os hóspedes, fazendo com que todas as janelas se abrissem para o oceano único da cidade de Salvador na Bahia. Perfeitamente integrado à natureza, com arcos em estilo colonial, o hotel oferece aos hóspedes o máximo de sofisticação e conforto em Salvador. Na sua próxima visita a esta cidade, escolha o Hotel Bahia Othon Palace. Ele faz parte do jeito gostoso de ser dos baianos. 
MERCURE SALVADOR BOULEVARD



  • Situado na rua Ewerton Visco, Caminho das Árvores, próximo a shoppings e centros empresariais. A 18km do Aeroporto Deputado Luis Eduardo Magalhães e a 3km do Shopping Salvador, onde se pode encontrar opções de lazer como cinema e variada praça de alimentação. 
PORTOBELLO ONDINA PRAIA HOTEL



  • Localizado no Bairro de Ondina, próximo do Centro Histórico em apenas 10 minutos, próximo a shopping e fácil acesso a praia. São 159 apartamentos equipados com ar condicionado, frigobar,tv a cabo, cofre free, rádio
  • SHERATON DA BAHIA

  • Localizado na região Central da cidade de Salvador, o Hotel de Salvador é o lugar ideal para encontros corporativos com amplo centro de Eventos. O hotel possui um total de 315 acomodações e ampla área de lazer. 
PESTANA CONVENTO DO CARMO


  • Localizado no Pelourinho, o Convento do Carmo começou a ser erguido em 1586 pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas e ao longo dos séculos foi palco de grandes acontecimentos da história do País. Agora, após cuidadosa restauração e adaptação, é o primeiro hotel histórico de luxo do Brasil e parte da tradicional rede Pousadas de Portugal. Dispõe de 79 apartamentos e suítes elegantemente decorados e equipados, incluindo TV LCD, menu de travesseiros, enxoval de algodão egípcio, amenities especiais e atendimento personalizado. Os serviços perfeitos para o bem-estar e lazer incluem piscina rodeada por gazebos, health club, SPA, sala de leitura e home theater. O restaurante Conventual representa a alta gastronomia portuguesa e dispõe de uma carta de vinhos com rótulos cuidadosamente selecionados. O hotel oferece também, cardápios especiais para o bar da piscina e lobby bar.O Convento do Carmo possui 2 salas de eventos para até 80 pessoas, ideais para reuniões e conferências. Além disso, as varandas e os jardins formam uma atmosfera de encanto para eventos sociais, coquetéis e banquetes para até 300 pessoas. A capela do Noviciado é perfeita para ocasiões especiais. 
VILA GALÉ SALVADOR


  • O Hotel está localizado em frente a praia de Ondina, numa das áreas nobres de Salvador. Tem fácil acesso aos principais pontos turísticos, shopping center, centro da cidade, bares e restaurantes.No total são 224 apartamentos sendo 24 suítes com hidromassagem, camas king size ou 2 camas queen size. Todos os apartamentos oferecem ar condicionado; frigobar; Tv 29” a cabo com controle remoto; workdesk com conexão direta para Internet; linha de telefone com voice mail; rádio relógio; cafeteira; cofre eletrônico individual e secador de cabelo.O Restaurante oferece uma carta internacional e comida tradicional brasileira. No Café da Manhã, os deliciosos beijus (tapiocas) feitos com carinho das baianas.Bar Piscina: Funciona a partir das 10h00, servindo petiscos e bebidas em geral.Nossa área de lazer é toda voltada para o mar. Dispomos de piscina com deck; fitness center com equipamentos modernos; jacuzzi ao ar livre e sauna a vapor; segurança com circuito fechado de TV; fax e xerox; fornecimento de toalhas para piscina, praia e sauna; gerador; lavanderia (terceirizada); garagem com manobrista; locadora de veículos e loja de conveniências. 

CATUSSABA RESORT HOTEL


  • Localizado na praia de Itapuã, um dos pontos mais privilegiados de salvador, à cinco minutos do Aeroporto Internacional e de fácil acesso aos demais pontos turísticos e comerciais da cidade. O Catussaba hotel é o único Resort de Salvador com acesso direto e exclusivo à areia da praia de Itapuã, dispondo de infra-estrutura sólida e moderna com 256 apartamentos, incluindo suítes,com ar condicionado central, varanda privativa com rede, frigobar, TV por assinatura, telefone, cofre individual, secador de cabelos e room service 24h. 

É o quarto com maior movimento do país

A Fachada do aeroporto

O Aeroporto possui piso de embarque, desembarque e o terraço. No piso de embarque estão os guichês para check-in. No piso de desembarque é onde se concentra a maior parte das atrações. O Banco do Brasil e caixas automáticos estão nesse piso. O Centro de Atendimento ao Turista e o Posto Médico estão à disposição do turista também neste mesmo piso. 

Em quesito de alimentação, a praça de alimentação se encontra no piso de desembarque, com destaque para Pizzarias, Subaway e Montana Grill Express. A Casa do Pão de Queijo é encontrada também na praça e no terraço. 


Para transporte, os ônibus e Táxis ficam no estacionamento. A Transalvador, linhas de ônibus, possui linhas urbanas e executivas para os usuários do Aeroporto Internacional de Salvador.Os ônibus permitem o transporte até os principais pontos turísticos da cidade, como o Pelourinho, Barra, Mercado Modelo e Elevador Lacerda. No aeroporto de Salvador existem balcões da Coometas, empresa de táxi com frota de 121 veículos executivos.

Para a Copa
A reforma no aeroporto de Salvador contemplará, entre outros itens, a modernização do sistema de esteiras de bagagens e das pontes de embarque e uma nova cobertura do hall entre o terminal de passageiros e o edifício garagem. O prazo para execução dos serviços é de 450 dias, a partir da assinatura da ordem de serviço, com entrega dos novos equipamentos à medida que as intervenções forem sendo concluídas.
Com capacidade para 12,9 milhões de passageiros ao ano, o Aeroporto Internacional de Salvador registrou, até novembro de 2012, 7,85 milhões de embarques e desembarques, consolidando o terminal como o mais visitado da região Nordeste e o quarto mais movimentado da rede administrada pela Infraero.
Porto
No porto, um novo terminal de passageiros está sendo construído, com investimento de R$ 36 milhões.

Restaurantes

Salvador é o lugar certo para quem deseja conhecer o universo gastronômico baiano. Aqui, pratos à base de pescados, entre eles a moqueca, o ensopado e o bobó, convivem lado a lado com fórmula de influência africana, como o acarajé, aliás, podem ser encontrados nas barracas da Dinha e da Regina (Lagoa de Santana, Rio Vermelho), da Cira (Largo de Itapoã, Largo da Mariquita, Rio Vermelho) e da Sônia (Farol da Barra). 


Das cinco casas estreladas, o Paraíso Tropical (71/3384-7664), de comida baiana. No terreno ao lado, o chef Beto Pimentel, cultiva várias espécies de frutas e hortaliças. Outros imperdíveis são o espanhol Mar na Boca (71/3022-8580), o Amado (71/3322-3520), com comida variada em frente a Baía de Todos os Santos e o Mistura (71/3375-2623), de pescados. 


Paraíso Tropical com comida típica da Bahia


Amado, com visual para a Baía de Todos os Santos

Passeios


Mercado Modelo



Erguido em 1861 para funcionar como Casa da Alfândega, o edifício passou a abrigar o Mercado Modelo a partir de 1971 e mantém a arquitetura neoclássica original mesmo depois de ter sofrido dois incêndios (1969 e 1984). O Mercado Modelo fica no bairro do Comércio, antigo centro comercial de Salvador, em frente ao Elevador Lacerda. Abriga 273 lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, contando com tradicionais restaurantes de culinária baiana. Além da feira do artesanato e restaurantes de comidas típicas baianas, tem como atrativo as rodas de capoeira que movimentam a parte de trás da construção.


Praia do Flamengo




Praia do Flamengo é uma praia e bairro na cidade de Salvador, na Bahia, no Brasil. Fica próxima à divisa de Salvador com o município de Lauro de Freitas.
Dista vinte minutos (25 quilômetros) da região central da cidade e dez minutos do aeroporto. O seu cenário é composto de mar verde, águas mornas e extensos coqueirais. Oferece opções de caminhada, mergulho, pesca nos arrecifes de corais,entre outras atrações.

Farol da Barra



Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio localiza-se na antiga ponta do Padrão, atual Ponta de Santo Antônio, em Salvador, no litoral do estado da Bahia, no Brasil.
Torre troncônica em alvenaria com lanterna e galeria, 22 metros de altura e pintada com bandas preta e brancas. O farol está construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra.

Centro Histórico


O Centro Histórico de Salvador, é extremamente rica em monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX. Salvador foi a primeira capital colonial do Brasil e a cidade é uma das mais antigas do Novo Mundo (fundada em 1549 por colonizadores portugueses). Foi também o primeiro mercado de escravos do continente, com escravos que chegaram para trabalhar nas plantações de açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário